Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Donos de autoescolas pedem apoio para rever calendário de provas e sugerem criação de polo

16.03.2015
09:21
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), reuniu-se, na manhã do último sábado (14), em Peixoto de Azevedo com donos de autoescolas do município e Novo Mundo, Guarantã do Norte, Matupá, Terra Nova do Norte, Marcelândia, Itaúba e Nova Guarita.

A reunião foi provocada pela categoria, que pediu para o deputado interceder junto ao governo de estado, para discutir as dificuldades que as autoescolas tem enfrentado em atender as exigências do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a demora na aplicação das provas  prática e teórica nos municípios do interior.

A categoria sugeriu ao deputado para ver a possibilidade da criação de um polo na Região Norte para atender as demandas com mais agilidade. “As grandes autoescolas próximo a Cuiabá tem sempre um Detran próximo o que facilita nos seus serviços, lá tem banca a cada 8 dias e nós a cada 45 dias, isto quando eles determinam porque as vezes as mais próximas tem os privilégios, ou seja, sempre estamos em último plano, pedimos a vinda do deputado nesta reunião para que ele nos represente junto ao governo e ao Detran, para ver com carinho as auto escolas aqui do Nortão”, disse Edivã Ferreira, que é proprietário de autoescola em Peixoto de Azevedo.

A reclamação de Oseias Tomim da cidade de Matupá não foi diferente. ”Estamos tendo dificuldades na realização das provas práticas, precisamos que este calendário seja revisto, seja feito em um período menor, não podemos esperar quatro meses para realizar uma prova. Com a criação de um polo o Detran diminuirá custo pela distancia e haverá a possibilidade de aplicar a prova em um menor tempo possível”.
Décio de Guarantã reforçou o pedido dos colegas destacando que todo interior esta sofrendo com esta situação da falta de bancas, reclamou que a ultima realizada na região foi ainda no inicio de Dezembro do ano passado. “Agradeço a vinda do deputado Dilmar, ele que tem lutado pela categoria, precisamos que o governo olhe esta situação com mais carinho, eu em Guarantã estou ao extremo se nada for feito para melhorar esta situação serei obrigado a reduzir meu quadro funcional, pois estamos a mais de três meses sem serviços”. 

O deputado Dilmar destacou para os donos das autoescolas, presente na reunião, que tem lutado em prol da categoria e falando sobre a retirada e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), suspensa no interior de Mato Grosso por problemas orçamentários, desde novembro de 2014, disse que a retomada das aulas deverá ser restabelecida com o término da greve do Detran. 

De acordo com Dal’ Bosco, o Governo de Mato Grosso já repassou ao Detran, R$ 90 mil, para pagamento de diárias aos instrutores da capital, responsáveis pela aplicação das provas  prática e teórica nos municípios do interior. “Nem mesmo as cidades polo, como Sinop e Rondonópolis, possuem instrutores credenciados para aplicação dos exames. Todos os testes são realizados por funcionários da sede, que precisam de diárias para se deslocarem até o interior. Infelizmente não existe previsão legal para esses gastos”, esclareceu Dilmar.

Proposta Deputado
Em documento encaminhado ao Governador do Estado, Pedro Taques, com cópia ao presidente do Detran, Rogers Elizandro Jarbas, o deputado Dilmar Dal’ Bosco sugere que as provas teóricas sejam aplicadas pelos presidentes das Ciretrans.

O deputado justifica que essa medida dará mais celeridade a obtenção da CNH e reduziria os custos do Estado, que mandaria um funcionário apenas para os testes práticos, reduzindo sua permanência no município. Dilmar também se comprometeu em negociar, junto a Sefaz, a fixação de orçamento anual das despesas de deslocamento para provas práticas.

“Mesmo sendo um órgão arrecadador o Detran não possui  autonomia para direcionar recursos,  sendo todos os valores remetidos à Secretaria de Estado de Fazenda. Por isso recorremos ao Estado para fixação em lei dos valores”, afirmou Dal’ Bosco.

Ficou acordado entre os presentes na reunião que a categoria irá formular um documento com as principais demandas e será encaminhado ao deputado. “Iremos documentar não só os problemas, mas também as soluções, e o deputado poderá nos ajudar na Assembleia Legislativa”, Comentou Edivã.
Além dos representantes das autoescolas também participaram da reunião o prefeito de Peixoto, Sinvaldo e os vereadores Eduardo e Josivania e lideranças locais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO