Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Economia depende de regularização fundiária; Dilmar cobra celeridade

19.03.2014
07:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

“Agricultores familiares de Mato Grosso vivem em situação de miséria com a ineficácia do governo federal em regularizar as áreas devolutas. Precisamos acabar com as favelas rurais”,o desabafo faz parte da justificativa apresentada pelo deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), em indicação encaminhada ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). No documento, o parlamentar pede celeridade na normalização dos Assentamentos Bosmaji, Caracol e Julieta, localizados no município de Novo Mundo.

De acordo com o prefeito do município, João Antônio de Oliveira, a falta de regularização fundiária nos assentamentos vem gerando inúmeros problemas econômicos e sociais, pois sem o título definitivo de propriedade, diante da Legislação atual, os agricultores ficam impedidos de acessar os créditos rurais junto às Políticas de créditos do Governo Federal, impossibilitando, dessa forma, a exploração de suas atividades produtivas.

 "As famílias desses assentamentos aguardam há anos pela regularização fundiária dos lotes, sendo de extrema importância para que possam acessar linhas de crédito junto às instituições financeiras, bancos e estabelecimentos comerciais, possibilitando assim, a continuidade e ampliação de suas atividades", ressaltou o prefeito.

Localizado a 617 km da Capital, o município de Novo Horizonte do Norte possui diversas comunidades oriundas de projetos de colonização e assentamentos. De acordo com Dilmar, a titulação definitiva dos lotes proporcionará mais tranquilidade aos assentados, deixando-os mais seguros para se dedicarem aos seus projetos. "A indicação reflete os anseios de toda a sociedade civil organizada do município, que defende a política de regularização fundiária constituindo-se num importante instrumento para a permanência do homem no campo e a diminuição dos indicadores sociais negativos do Estado", afirmou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO