Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Edileusa Ribeiro completa um ano à frente da UCMMAT

11.02.2016
16:43
FONTE: Dayane Senna Ascom/UCMMAT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O primeiro ano foi marcado por lutas e vitórias, a nova diretoria recebeu uma Casa com muitas dívidas, folhas salariais atrasadas e sem força política na Assembleia Legislativa e Governo de Mato Grosso. “Um ano se passou e mudanças positivas ocorreram na UCMMAT, passamos os primeiros meses de 2015 com muitas dificuldades, poucas adesões das Câmaras, e mesmo com os problemas buscamos alternativas para erguer nossa Casa novamente”, disse Edileusa.

A presidente ressalta ainda a importância do apoio que a entidade recebeu do presidente da Assembleia, deputado Guilherme Maluf (PSDB), governador de Mato Grosso Pedro Taques (PSDB) e da secretária-adjunta de Relações Políticas da Casa Civil, Paola Reis, além de todas as Câmaras Municipais que abraçaram a causa da Instituição. “Essas parcerias nos fortaleceu e trouxe novas expectativas, de uma UCMMAT forte no Estado”, salientou.

Apesar das dificuldades financeiras, a UCMMAT realizou no ano de 2015 diversos eventos e fortaleceu a representação do vereador junto aos órgãos federais e estaduais.

UCMMAT ITINERANTE:Promessa de campanha, o projeto UCMMAT Itinerante visitou mais de 60 municípios, ouvindo as reivindicações dos parlamentares. Os primeiros encontros foram realizados no município de Sinop, Canarana, Juína e Cáceres, as reivindicações apresentadas nesses encontros foram entregues nas mãos do governador de Mato Grosso Pedro Taques, durante audiência com vereadores de várias regiões do Estado, no mês de Maio de 2015.

Ainda no mês de maio, a UCMMAT recebeu o senador Wellington Fagundes (PR) e toda sua equipe, para atender aos vereadores. O senador recebeu ofícios, sugestões e indicações de obras no interior do Estado. Esta foi a primeira vez, que a entidade recebe um senador para atender a vereança.

 1º ENCONTRO COM GOVERNADOR: O evento que reuniu mais de 800 vereadores de todo o Estado, ocorreu no dia 24 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, onde o governador Pedro Taques e todo seu secretariado apresentou balanço da gestão e ouviu as reivindicações dos vereadores, nas áreas da saúde, educação, agricultura familiar, entre outros.

Com o sucesso do encontro, o governador Pedro Taques assumiu o compromisso de fazer mais uma edição do evento, no mês de março deste ano. 

CONVÊNIO TCE/MT:A presidente Edileusa Ribeiro assinou convênio com o Tribunal de Contas de Mato Grosso, para a realização dos programas Democracia Ativa e Gestão Eficaz.

- O Projeto Democracia Ativa deve articular visitas de vereadores ao TCE, para apresentar o processo de elaboração dos pareceres técnicos das contas de governo das Prefeituras Municipais. Também, demonstrar como são realizados os julgamentos das contas de gestão e oferecer noções gerais sobre a legislação, que regulamenta as leis orçamentárias e os princípios de transparência.

- O Gestão Eficaz é um importante instrumento para chegar a um bom resultado, tendo em vista que serão apresentadas palestras sobre temas estratégicos da gestão municipal, com ênfase nas principais irregularidades apontadas nas prestações de contas dos gestores.

CONVÊNIO COM AL: A vereadora Edileusa Ribeiro assinou convênio com a Assembleia Legislativa para a realização de cursos para os vereadores de todo o Estado, com temas como licitação, contabilidade e jurídico. Os cursos serão ofertados este ano pela Escola do Legislativo. A parceria foi firmada num evento realizado na sede da UCMMAT, onde os vereadores receberam a cessão de um veículo.

SALA DO VEREADOR: Nos próximos dias a UCMMAT irá inaugurar na Assembleia Legislativa, a Sala do Vereador, resultado de uma parceria feita entre a presidente Edileusa Ribeiro e o presidente da AL, deputado Guilherme Maluf (PSDB), onde o parlamentar terá um espaço para aguardar suas audiências e viabilizar a entrega de ofícios. 

PROJETO NOVA SEDE: A UCMMAT em parceria com o Governo do Estado apresentou o projeto arquitetônico da nova sede da entidade, localizada no Centro Político Administrativo. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo arquiteto Sérgio Santos. A nova sede terá salas administrativas (contabilidade, jurídico, administrativo, financeiro, imprensa), auditório, estúdio de gravação e um amplo estacionamento.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 5 milhões de reais. A presidente Edileusa Ribeiro já conta com o apoio financeiro do senador Wellington Fagundes que fez o compromisso em destinar uma emenda para aconstrução da sede.

INTERLEGIS: A União das Câmaras Municipais foi parceira do encontro Interlegis em Cuiabá, que orientou as Câmaras a ter seu site gratuito, com um sistema de facil manuseio. O senador Wellington Fagundes foi o responsável por trazer o evento para Mato Grosso.

O destaque da presidente Edileusa Ribeiro frente à UCMMAT resultou em uma homenagem da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que a pedido do deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), entregou a vereadora Edileusa Ribeiro, uma Moção de Congratulação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO