Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Em Água Boa, Escola Estadual enfrenta problemas de superlotação e infraestrutura

01.04.2014
10:01
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Considerado um dos maiores municípios da região Araguaia de Mato Grosso, com população de aproximadamente 30 mil habitantes, a cidade de Água Boa dispõe de apenas duas escolas estaduais, que ofertam ensino ‘ciclado’ (do quarto ao nono ano) e ensino médio (regular e Educação de Jovens e Adultos –Eja). A escassez de unidades de ensino tem provocado superlotação nas salas de aula. Em busca de uma solução para a classe estudantil, a diretoria da Escola 9 de Julho reuniu-se com o deputado Dilmar Dal’ Bosco na manhã desta segunda-feira (31).

Fundada em 10 de maio de 1986, a Escola possui 1.100 alunos, sendo 700 matriculados no ensino fundamental e 400 no Eja. A estrutura dispõe de 37 salas de aula completamente lotadas trabalhando em três períodos letivos e, ainda assim, é obrigada a dispensar diariamente uma série de pedidos de matrícula que chegam à coordenação.

“Prezamos pela qualidade de ensino, mas trabalhamos diariamente em nosso limite, com as salas de aula lotadas. Queremos apenas que o governo olhe para Água Boa e se conscientize da urgente necessidade de construção de, pelo menos, mais uma escola estadual”, cobrou o diretor Waldiney Santana da Costa.

Outra solicitação encaminhada ao deputado Dal’ Bosco foi à revitalização do pátio da escola. O diretor explica que a unidade de ensino atende 30 Portadores de Necessidades Especiais (PNEs) e esses, em sua maioria os cadeirantes, ficam impossibilitados de freqüentar o local devido a inúmeras rachaduras e irregularidades no piso concreto.

A demora na contratação de professores auxiliares também prejudica o atendimento dos alunos especiais. De acordo com Waldiney, entre os PNEs existem crianças Downs e com outra síndromes raras, que causam atraso no desenvolvimento intelectual, e a ausência dos auxiliares acaba influindo negativamente tanto na educação ofertada aos alunos convencionais, quanto na dedicação dispensada aos especiais.

O diretor também reclamou da não abertura de vagas de professores contratados para o ano letivo de 2014, que, devido à greve do ano passado, só teve início no dia 17 de março. Segundo ele, a unidade escolar está com déficit de educadores nas áreas de educação física e geografia.

CONDICIONADORES DE AR - Na Escola 9 de Julho, a exemplo das demais unidades educacionais de Mato Grosso, a implantação de condicionadores de ar nas salas de aula ainda não foi possível devido a falta de extensão da rede elétrica, que é monofásica.

De acordo com o diretor, os condicionadores foram entregues pelo Governo em Dezembro de 2012 e desde estão encontram-se lacrados, aguardando as condições para funcionamento. Ele explica que a instalação do posto de transformação já foi feita e que a escola também teve seu projeto de climatização aprovado pela Secretaria de Estado de Educação, restando apenas a finalização do serviço.

“Basta que a companhia de energia designe um técnico para ligar o posto de transformação à rede e depois que a Seduc cumpra com o que foi estabelecido no projeto de climatização. Queremos consultar a possibilidade de aumentarmos a quantidade de condicionadores, uma vez que a biblioteca, a sala de informática e o auditório não foram lembrados pela Seduc”, afirmou Waldiney Santana da Costa.

Atento às solicitações dos educadores, o deputado Dilmar Dal’ Bosco afirmou que vai transformar todas as demandas em Indicação ao Governo de Mato Grosso, e comprometeu-se ainda, em agendar uma audiência com a secretária de Estado de Educação Rosa Neide.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO