Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Em campanha no médio-norte, Pedro Taques promete descentralizar a saúde

11.08.2014
06:54
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Descentralizar os serviços de alta e média complexidade, fortalecendo a saúde no interior do estado. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo candidato ao governo de Mato Grosso, senador Pedro Taques (PDT), em visita aos municípios de Nova Olímpia, Denise e Arenápolis, nesta sexta-feira (08.08).

Conforme Pedro Taques, hoje os pacientes do interior que necessitam de serviços de média e alta complexidade acabam indo para a capital em busca de solução. "Sabemos da superlotação dos leitos na capital, que não consegue atender a demanda. Mas o problema não está apenas lá, mas também na falta de estrutura no interior", disse Pedro Taques.
 
O candidato ainda questionou a gestão do governo de Mato Grosso que entregou os hospitais regionais para administração de Organizações Sociais de Saúde, sem cobrar resultados. "Um dos exemplos mais escandalosos que temos é o fato do Hospital Metropolitano de Várzea Grande receber para fazer nove mil procedimentos e realizar apenas 334. A organização maquiava o número para receber o dinheiro sem cumprir o contrato, escolhendo pacientes com procedimentos considerados menos graves e de baixo custo", afirmou o senador, que pretende rever a política de saúde adotada pelo atual governo.
 
Para o candidato, foi escolhido um modelo arriscado de gestão das unidades de saúde, que tem possibilitado corrupção e péssimo retorno à população. “Por isso, devemos reestatizar o setor, implementar, de fato, a rede estadual de saúde, apoiada em medidas de microrregionalização e no bom funcionamento da Estrutura Organizacional Administrativa da Saúde e da Central de Regulação”, complementa.  

O prefeito de Nova Olímpia, Cristovam Masson (PP), durante encontro para hipotecar apoio a Pedro Taques, reforçou o pedido de atenção para saúde e a implantação de um hospital regional em Tangará da Serra. "Já temos um bom relacionamento com Pedro Taques, ele nos dá muito apoio no Senado, como governador poderá ajudar mais", disse o prefeito.

O pedido vai ao encontro do compromisso já firmado por Pedro Taques de, caso eleito, implantar o hospital em Tangará e ainda estruturar o hospital de Barra do Brugres.

A vendedora Natali Akemi, que trabalha em uma loja no Cento de Nova Olímpia, também expressou a mesma preocupação de grande parte dos mato-grossenses: a falta de serviço de saúde pública de qualidade. "Como em qualquer outro lugar, a saúde é precária. Para um caso mais grave, levavam para Tangará, mas nem estão levando mais para lá. Agora acabam levando direto pra Cuiabá. Antigamente aqui era melhor, agora está muito difícil", afirmou. 

Acompanhado do candidato ao senado da coligação, Rogério Sales (PSDB), Pedro Taques percorreu cidades do médio norte, realizando caminhadas nas ruas, apresentando propostas à população. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO