Mato Grosso, 19 de Março de 2024
Mato Grosso

Em MT, 830 detentos fazem prova do Enem em busca de um curso superior

01.12.2015
09:58
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Oitocentos e trinta detentos estão inscritos para participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano em Mato Grosso, cujas provas tiveram início nesta segunda-feira (30). Em busca de um curso superior, os detentos devem realizar as provas em 29 unidades, cinco a mais que no último ano, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).

As provas para os detentos seguem calendário diferente, especificamente voltado a pessoas privadas de liberdade e em cumprimento de medidas socioeducativas. O número total de inscritos em Mato Grosso superou o do ano passado, que contou com 716 detentos inscritos.

Participam das provas os candidatos cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de adesão, responsabilidade e compromisso com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

No estado, o maior número de inscritos veio da Penitenciária Dr. Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, cidade a 503 km de Cuiabá, com 137 inscritos. Em seguida, aparecem a Penitenciária Major Eldo Sá, a "Mata Grande", em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá com 94 candidatos e o Centro de Ressocialização da capital com 86 inscritos.

As inscrições no Enem foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição prisional. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.

No primeiro dia, as provas são de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos.

No segundo, os participantes devem testar os conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO