Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Em um menos de um ano, quase 200 presos foram recapturados usando tornozeleiras eletrônicas

01.09.2015
05:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em agosto, 34 presos monitorados pela Central Estadual de Monitoramento Eletrônico foram recapturados pelo Serviço de Operações Especializadas Penitenciárias (SOE). Os recuperandos usavam tornozeleira eletrônica e regrediram ao regime fechado por descumprir as medidas restritivas. No total, 197 recuperandos descumpriram as regras de uso ou romperam a tornozeleira nos 11 meses em que este recurso eletrônico é utilizado em Mato Grosso. 

O diretor da Central Estadual de Monitoramento, Elvis Dourado, explica que os recuperandos que utilizam tornozeleira eletrônica têm o direito de trabalhar durante o dia, mas não podem circular em determinadas áreas ou horários, como delegacias, hospitais e durante a noite. O descumprimento destas regras é uma falta grave. 

Caso não siga as regras, a Central de Monitoramento contata o recuperando para saber os motivos e se for preciso desloca uma equipe para verificar a situação, o mesmo procedimento pode ser usado em caso de rompimento da tornozeleira. A Central e o SOE são vinculados a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 

Dourado conta que na semana passada o recuperando Anders Araújo de Siqueira foi recapturado pelo SOE em Cuiabá. Ele descumpria constantemente as suas obrigações, deixando o equipamento com bateria baixa, saindo da área de inclusão e até frequentando festas. “O recuperando é devidamente instruído sobre suas obrigações e deveres e no momento em que é instalado o equipamento assina o Termo de Compromisso de Utilização de Tornozeleiras, assim não existe justificativa para essas faltas”, pontua o diretor. 

Novos crimes 
Dois recuperandos beneficiados pelo uso de tornozeleira eletrônica foram presos após assaltarem uma residência em Cuiabá nesse domingo (30). Lucas Thiago Arcanjo de Amorim e Kelson Conceição Soares cumpriam pena na Penitenciária Central do Estado (PCE) e progrediram para o semiaberto com o recurso da tornozeleira. 

“O assalto ocorreu durante o dia e os dois não adentraram em área de exclusão. Ainda assim, foi identificado que usavam tornozeleira, pesquisamos quem esteve naquele endereço e foi essa informação que auxiliou na prisão dos suspeitos”, conta o diretor da Central Estadual de Monitoramento Elvis Dourado. 

Elvis Dourado explica que a tornozeleira não evita o descumprimento das regras de progressão de regime ou a reincidência em crimes, mas garante o monitoramento do recuperando. Dessa forma, é possível saber se ele está ou não em uma área de exclusão ou onde foi cometido um crime, como aconteceu no caso desse assalto. 

De setembro de 2014 a agosto de 2015, 1.794 recuperandos foram beneficiados pelo uso de tornozeleiras no estado. Esse número é composto por apenados que progrediram de regime ou que passaram pela audiência de custódia e o juiz optou por essa medida alternativa.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO