Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Emergência é decretada em cidade de MT por bactéria intestinal em água

27.08.2016
19:14
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Exames laboratoriais apontaram que mais de mil residências em Barão de Melgaço, a 121 km de Cuiabá, estão recebendo água contaminada com a bactéria intestinal Escherichia coli. Por causa disso, na última quinta-feira (25), foi decretada a situação de emergência naquele município. Segundo a procuradora de Barão de Melgaço, Ruth Aiardes, a falha está na Estação de Tratamento de Água (ETA), que já tem mais de 30 anos e precisa ser substituída.

A água que abastece a cidade é captada do Rio Cuiabá. Depois de passar pela estação de tratamento, a água deveria se tornar própria para o consumo, o que não ocorre.

"Todo o perímetro urbano, em que as famílias são abastecidas pelo sistema de água potável, incluindo os órgãos públicos, tais como hospital, postos de saúde, escolas, a sede da prefeitura, comércio e demais, estão consumindo água contaminada", diz trecho do decreto assinado pelo prefeito Antônio Torres (PMDB).

As análises das amostras foram feitas em um trabalho conjunto com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Foi identificada a existência de coliformes fecais na água.

"Diante das condições do município, nós procuramos a Funasa e a UFMT e, depois da conclusão de que as medidas paliativas, como o aumento do cloro na água, não adiantariam, conversamos com a Defesa Civil do estado para nos ajudar", declarou ao G1 a procuradora do município, que tem mais de 7 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo ela, a UFMT já se comprometeu a doar o projeto para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água.

Em reunião realizada nesta semana com a Defesa Civil do estado ficaram definidas algumas ações, entre elas a distribuição de mais de 700 garrafões de água mineral e de filtros para as famílias abastecidas com água contaminada.

Além disso, devem ser distribuídos panfletos informativos aos moradores. Essas ações estão previstas para iniciar na próxima semana, conforme a procuradora.

O decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações relacionadas ao caso e realizar campanhas de arrecadação de recursos com a comunidade.

A prefeitura informou que já foram registrados casos de diarreia, mas que as equipes de saúde são capacitadas para atender pacientes com esses sintomas.

Levantamento

A Secretaria Estadual de Cidades (Secid) informou, por meio de assessoria, que, neste sábado (27), uma equipe composta por agentes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros iriam fazer um levantamento das famílias atingidas diretamente pela contaminação do sistema de coleta e distribuição de água.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO