Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Emprega Rede foca população vulnerável ao tráfico de pessoas

29.07.2015
12:25
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Instituído pelo Governo de Mato Grosso com o objetivo de promover a inclusão produtiva, o Programa Emprega Rede é um instrumento importante para reduzir o número de cidadãos vulneráveis ao tráfico de pessoas. O programa oferece a este público o acesso à qualificação, a vagas no mercado de trabalho e a programa de microcrédito. 

Durante o lançamento da Semana de Mobilização Contra o Tráfico de Pessoas e da campanha internacional Coração Azul, na manhã desta segunda-feira (27.07), o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, destacou o importante papel do Emprega Rede no empoderamento do cidadão. “O governo está oferecendo oportunidades de emancipação para que a população em situação de vulnerabilidade social não seja alvo dos traficantes”, observou o gestor. 

O tráfico de pessoas é um crime que pode ter vários fins, como exploração sexual, retirada de órgãos, adoção ilegal, casamento servil, trabalho escravo e infantil. “Estamos trazendo para dentro do estado experiências anteriores e as transformando em políticas públicas”, afirmou Valdiney de Arruda. Ele explica o Emprega Rede foca os egressos do trabalho escravo, as mulheres vítimas de violência e também àquelas que, sem oportunidades, são atraídas pelos traficantes de pessoas. 

“Ao mesmo tempo em que o programa reinsere as vítimas no trabalho decente, previne a cooptação de pessoas pelos aliciadores”, acrescentou o secretário, ressaltando ainda o trabalho de identificação e assistência às vítimas por meio do atendimento psicossocial implantado no Sine dentro do Emprega Rede. 

Coração Azul 
A ONU instituiu o dia 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça, e tem a participação de vários órgãos públicos e não-governamentais. Em Mato Grosso, a campanha é realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e tem uma extensa programação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO