Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Encontro debate aproximação entre as polícias e os conselhos de segurança

20.02.2017
18:45
FONTE: Assessoria | PJC-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Consegs) de Mato Grosso e das Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Politec se reuniram em Sinop para discutir soluções para aproximar mais a população das forças de segurança. O secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Rogers Elizandro Jarbas, participou das discussões no sábado (18.02), no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Um dos problemas apontados é que os conselhos – que devem ser a ponte entre a PM e a população – estava com conceito desvirtuado e os policiais na ponta não entendiam o seu papel nesse trabalho de aproximação com a população.

O comandante regional de Cuiabá e Região, coronel Maurício Monteiro, trouxe reflexões necessárias para atacar dois problemas: o policial que vê os membros dos Consegs como apenas fiscais do trabalho operacional e alguns integrantes que tratam os policiais como meros prestadores de serviço à disposição deles para atender interesses particulares.

“É necessário reconstruir as relações da polícia com a comunidade e instituir a polícia de aproximação. Em Cuiabá, estamos agendando reuniões trazendo os comandantes dos batalhões e a própria tropa, para que não fique apenas as informações com o comando. O policial lá na ponta também vai participar e conhecer as lideranças comunitárias”, explicou o comandante. O modelo pode ser instituído no interior também.

A presidente do Conseg de Peixoto de Azevedo, Fátima Guerreiro, concordou com o coronel Maurício Monteiro e diz que os Consegs precisam rever os conceitos. “Essa troca de informações é necessária. Precisamos melhorar os conselhos e voltar para a filosofia e para depois cobrar das autoridades”.

Os projetos sociais são uma das alternativas dos jovens ao crime. Durante a reunião foi apresentado o projeto Luz do Amanhã, que atende crianças e adolescentes em Sinop, Claudia e Peixoto de Azevedo.

“Nosso objetivo, é trabalhar a prevenção ao crime. As estatísticas mostram os números da diminuição ou aumento da violência, mas não temos uma que mostra a prevenção, por isso os projetos sociais são importantes nessa ação de combate à criminalidade”, observou o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Sinop, Mauro Muller.

O secretário Rogers Jarbas comentou que a construção da cidadania passa pelo sistema de segurança. “Temos que unir esforços para conseguir levar uma sensação maior de segurança a todos e as ações qualificadas de segurança pública conta com efetiva participação dos conselhos de segurança. Não pensamos apenas em um parceiro para apontar apenas aquilo que é necessário, mas interlocutores com aquele cidadão do bairro que tem uma informação privilegiada e consegue repassar ao órgão de segurança pública”.

Além do secretário participam da reunião, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jorge Luiz; comandante Regional da Polícia Militar de Sinop, tenente-coronel Valter Razera; comandante do Corpo de Bombeiros de Sinop, tenente-coronel Rony Barro; delegado Regional de Sinop, Sérgio Ribeiro; além de representantes de autoridades municipais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO