Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Encontro debaterá deveres e direitos de crianças e adolescentes

06.12.2016
09:02
FONTE: Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Luciano Betiate

    Foi Conselheiro Tutelar por dois mandatos. Hoje é escritor, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à infância e juventude.

A partir de hoje (6), Sorriso será sede do I Encontro de Formação da Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Sorriso. O evento, aberto à participação popular e especialmente destinado a conselheiros tutelares e demais integrantes de conselhos ligados à preservação de direitos, é organizado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social.

O objetivo da formação, que será ministrada pelo consultor dos Direitos da Criança e do Adolescente, Luciano Betiate, é fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente, além de esclarecer as atribuições do Conselho Tutelar na articulação desta rede. A capacitação será realizada na Câmara de Vereadores, das 7h15 às 11 horas e das 13h15 às 17 horas, nos dias 6 e 7.

Entre os temas que serão abordados, estão : Deveres e Direitos no Estatuto da Criança e do Adolescente; Atribuições do Conselho Tutelar de A a Z; Nova Lei de crimes sexuais; A Indisciplina Escolar e o Ato Institucional – Soluções e Encaminhamentos; O Ciclo de Aplicação de Medidas; e Trabalhando em Rede pela Infância.
 
Sobre o palestrante
Luciano Betiate foi Conselheiro Tutelar por dois mandatos. Hoje é escritor, conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à infância e juventude.
 
Nos últimos anos tem se especializado em cinco temas principais:
 
- Violência doméstica
- Violência contra crianças e adolescentes
- Pedofilia, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
- Atribuições do Conselho Tutelar
- Estatuto da Criança e do Adolescente
 
Suas palestras são apreciadas por profissionais das mais diversas áreas como: saúde, educação, serviço social, também alunos de cursos técnicos, pais, adolescentes e principalmente Conselheiros Tutelares e Conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente.
 
Autor de nove livros, Betiate tem auxiliado na capacitação de Conselheiros Tutelares em todo país. Estudioso do fenômeno da violência intrafamiliar e, em especial, de seus reflexos no cotidiano escolar, ele também tem capacitado professores no entendimento do fenômeno e na busca de soluções. Também tem falado às equipes médicas e de enfermagem, fato este que tem representado importantes mudanças no atendimento da vítima.
 
Suas publicações, palestras, seminários e oficinas têm como características principais a clareza e a objetividade. São também marcantes pelo bom humor e pelo uso intensivo de todo tipo de mídia: filmes, fotos, música e ilustrações. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO