Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Encontro sobre restauração florestal foi realizado em Lucas do Rio Verde

21.05.2015
15:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Por uma Lucas do Rio Verde mais sustentável, este é o objetivo que viabilizou mais uma parceria entre a ONG The Nature Conservancy (TNC), empresas e municípios da região. A parceria prevê a restauração florestal das propriedades rurais dos municípios de Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Tapurah, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sorriso, Sapezal, Brasnorte e Campos de Júlio.

Para debater o tema, foi realizada uma reunião, na tarde de ontem (20), na Prefeitura de Lucas do Rio Verde com representantes das secretarias de agricultura e meio ambiente dos municípios participantes, representantes da TNC, Sindicato Rural e empresas parceiras.

A secretária municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, destacou que a restauração das propriedades é o primeiro passo após a regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR). “Para efetivar esse trabalho temos a participação da TNC que vai nos ajudar na etapa pós CAR, mostrando para os produtores quais são as ferramentas que podem ter hoje na cadeia da restauração e comercialização da reserva excedente. Vamos mostrar também os instrumentos de restauração, plantio, sementes, tudo o que o produtor precisa saber”.

Cerca de 15% das propriedades de Lucas do Rio Verde ainda não regularizaram o CAR, quando o processo for finalizado, será iniciado o trabalho individualizado, com diagnóstico real do que precisa fazer em cada propriedade. Os setores envolvidos, construirão a agenda de restauração, para então dar início ao plantio.

A coordenadora da TNC no Mato Grosso, Gina Timotheo, ressaltou que “o Mato Grosso é um estado de desafios, tem um grande potencial de produção, de abastecimento de alimentos, e expandir as potencialidades e manter os recursos naturais é o nosso objetivo. A TNC já tem trabalhado com Lucas do Rio Verde desde 2006, a ideia é dar continuidade, vamos auxiliar o produtor a restaurar as áreas de preservação permanente, quando ele faz o CAR, a primeira demanda é a restauração das APPs”.

“Vamos apontar como tornar a restauração um negócio e não um problema, com a empresa consultora, a Brandt, vamos realizar o levantamento da cadeia de restauração ambiental, e dar todo o suporte ao produtor durante o trabalho de recuperação da área”, salientou Gina.

A próxima fase da iniciativa será no dia 11 de junho, com uma reunião promovida pela Prefeitura, TNC e Sindicato Rural, voltada aos produtores, com o tema “Certificação e Boas Práticas Agrícolas”, às 14h, no Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO