Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Equipamento de fisioterapia promete acelerar recuperação de alunos da APAE de Lucas

14.04.2014
11:13
FONTE: ExpressoMT/Celso Ferreira Nery

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A direção da Escola Renascer, mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, apresentou na manhã de hoje um equipamento que promete acelerar a recuperação de alunos atendidos na unidade educacional e que dependem de fisioterapia para melhorar a condição motora. O PeditSuite foi desenvolvido com base em equipamentos usados pela NASA e é realidade em algumas escolas mantidas pela APAE no país. Em Mato Grosso, a unidade de Lucas do Rio Verde é a pioneira na utilização do equipamento.

De acordo com a APAE, o PeditSuite foi concebido a partir do equipamento usado pela Agência Espacial Norte Americana para ‘recuperar’ os astronautas em retorno de missões espaciais. Eles retornavam com limitações de movimentos e outras condições provocadas pelo longo período em órbita. O trabalho de fisioterapia desenvolvido através do PeditSuite ajuda a fortalecer a musculatura e também a coordenação motora dos pacientes atendidos.

A compra do equipamento e acessórios, em especial a roupa que garante que o trabalho de fisioterapia possa ser desenvolvido de forma adequada, além do treinamento, foi viabilizada através de recurso da Sicredi Ouro Verde. O presidente da cooperativa de crédito, Eledir Techio, bem como integrantes da Diretoria da APAE, participou da apresentação do equipamento. 

“O recurso é daqueles projetos que foram autorizados pelos associados nas assembleias e é importante que se diga que esses recursos que são doados para entidades beneficentes, são recursos que poderiam ser revertidos aos associados. Os associados é que abriram mão desses recursos para que a cooperativa pudesse fazer a destinação a entidades que mais precisam”, assinalou Eledir Techio.

Após a apresentação e ciente da necessidade de ampliar o número de fisioterapeutas treinados para usar o equipamento, Techio anunciou que a Sicredi vai viabilizar os meios para que outras duas fisioterapeutas participem de qualificação e dessa forma atender mais crianças. Atualmente, apenas uma profissional está habilitada e atua no período matutino. À tarde, o equipamento fica parado.

Para a diretora da APAE, Eli Capitâneo, o PeditSuite é uma alternativa importante, obtendo resultados expressivos em comparação à fisioterapia convencional. “ A gente pesquisou e viu que é um tratamento que dá muito resultado, uma terapia intensiva que vai ajudar muitos alunos e foi uma conquista muito sonhada e desejada, sempre buscando dar melhor qualidade de vida aos nossos alunos”, declarou a diretora.

De acordo com a APAE, o recurso destinado para a compra do equipamento e treinamento da profissional foi de R$ 15 mil. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO