Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Equipe da Sejudh chega em Sorriso amanhã (23)

22.06.2016
10:31
FONTE: Decom com Assessoria Sejudh

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realiza de 23 a 25 de junho, em Sorriso, mais uma etapa de lançamento do Plano de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016. O objetivo é fortalecer a descentralização das ações de governo, garantindo aos municípios a efetiva presença destas ações. Desde que o plano foi lançado, oito cidades, dentre elas Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, já receberam a visita técnica de servidores da pasta.

“Inicialmente visitaríamos 17 municípios, mas acabamos incluindo outros quatro – Vila Bela da Santíssima Trindade, Porto dos Gaúchos, Nova Xavantina e Barra do Bugres –, por conta de demandas diversas; estes também contaram com a execução das ações que integram o Plano”, informa o superintendente de Políticas sobre Drogas, Paulo Roberto Santana Júnior.

O trabalho consiste em realizar reuniões de trabalho junto aos gestores municipais, Poder Legislativo e Poder Judiciário. “Serão realizadas também reuniões orientativas sobre as políticas sobre drogas e das Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do uso de Drogas com educadores da Rede Municipal e Estadual de Educação, profissionais técnicos da Saúde e da Assistência Social, além de lideranças comunitárias”, diz Paulo Santana.

A ação em Sorriso atenderá aos preceitos da “Semana Nacional de combate às Drogas”, que integra as políticas do governo na promoção a implementação de ações inovadoras e eficazes com relação ao problema das drogas.

De acordo com o gestor, as ações serão constantes nos espaços públicos, onde as pessoas se sintam integrantes e protagonistas no ambiente em que vivem e com o qual se relacionam. “Não podemos mais investir em ações pontuais que não promovam verdadeiras transformações duradouras e que não proporcionem resultados eficazes”, avalia o superintendente.

Semana Nacional de combate às Drogas 

O próximo domingo, dia 26 de junho, é o “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”. No Brasil é realizada a “Semana Nacional de Combate às Drogas”, que neste ano será de 20 e 26 de junho. Durante esta semana são executadas em todo o país ações de fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, abordando os aspectos contemplados nos cinco Eixos Estruturantes da Política Nacional sobre Drogas: Educação e Prevenção, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social, Redução dos Danos Sociais e à Saúde, Redução da Oferta e Estudos, Pesquisas e Avaliações.

“Para atingir este objetivo foi construído, em articulação com outras secretarias de governo e em parceria com a sociedade civil organizada, o Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas, que até o final deste ano será desenvolvido em 17 municípios onde serão apresentados, além do novo paradigma mundial das políticas sobre drogas e as diretrizes internacionais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, metodologias de prevenção que tem apresentado em esfera mundial, através de evidências científicas, resultados positivos”, explica Paulo Roberto.

Agenda

Amanhã (23), das 9 h às 12 horas, será realizada uma reunião entre a equipe da Sejudh e da Administração Municipal de Sorriso, na sala de reuniões do Paço Municipal. Já no período da tarde, das 14 h às 17h, a reunião será com os vereadores. À noite, das 19 h às 21 horas, a reunião será no Centro de Eventos Ari José Riedi, com profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança e Educação, tanto da esfera municipal quanto estadual.

Já na sexta-feira (24), das 9 h às 12 horas, a reunião será com juízes e promotores do Ministério Público. No período da tarde, das 14 h às 17 horas, a equipe da Sejudh conversa com os integrantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Em pauta, o novo paradigma das políticas sobre drogas, as diretrizes internacionais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, o plano estadual de assessoramento de políticas sobre drogas, o fortalecimento da rede de proteção, a criação e o fortalecimento do conselho municipal e a importância da educação na prevenção do uso de drogas.

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO