Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Equipe de Nova Mutum conhece Centro de Treinamento de Rugby em Cuiabá

14.06.2016
15:15
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma equipe formada por 15 adolescentes de Nova Mutum visitou o Centro de Treinamento Melina de Rugby em Cuiabá. A atividade faz parte o plano de ações da Secretaria de Esportes Mutuense para fomentar a modalidade, que compõe o Programa Municipal Despertando Talentos.

 

“O rugby, uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo, tem como pilares fundamentais o respeito, a disciplina, a integridade e a solidariedade entre seus participantes, mesmo o jogo tendo aspecto físico agressivo. Assim, a modalidade é considerada por especialistas uma ótima opção para o desenvolvimento do caráter de crianças e adolescentes, além da questão do bem estar e desenvolvimento físico. Isso nos levou a iniciar a parceria com a equipe do Michel, sucos Melina e iniciar a modalidade aqui em Nova Mutum”, destacou o secretário de Esportes, Toshio Takagui.

 

Durante a visita atletas de Nova Mutum e profissionais da Secretaria participaram de atividades, exercícios e palestras sobre o esporte.

 

Parceria


Em Nova Mutum a parceria foi ofertada pelo empresário, viticultor e proprietário da Sucos Melina, Michel Leplus, apaixonado pela modalidade. Michel auxiliou a equipe da Secretaria na aquisição de materiais e informações sobre a capacitação de profissionais junto a prática esportiva.

 

Atualmente a empresa Sucos Melina é patrocinadora da equipe Cuiabá Rugby uma das maiores representantes matogrossenses na modalidade.

 

Escolinha 


As aulas de Rugby em Nova Mutum são ofertadas pela Secretaria de Esportes, através do programa Despertando Talentos, no campo Zé Roberto (ao lado do Ginásio Lauro Immich), todas as terças e quintas, as 16h.


A modalidade


O rugby é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol foi chamado anteriormente de "rugby football". Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o Rugby de quinze (XV), existindo ainda o Rugby League (com 13 atletas) e o de sete, que é a modalidade olímpica, de praia, de toque, o em cadeira de rodas e o subaquático.


A bola é de formato oval, de couro ou de material sintético apropriado.

 

O campo é de formato retangular, tem comprimento máximo de 144 metros e largura máxima de 70 metros. É dividido pela linha do meio de campo que separa os dois lados.

 

Uma equipe de rugby contém 15 jogadores titulares e, normalmente, 7 suplentes.

 

No rugby são usadas apenas proteções flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. Algumas delas são obrigatórias; chuteira, ombreira, boqueira, Scrum cap - espécie de capacete com partes amaciadas para proteger o crânio, não obrigatória.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO