Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Equipe do Creas de Sorriso realiza trabalho de abordagem e reinserção social de moradores de rua

21.08.2015
09:39
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

É cada vez mais comum, com o crescimento populacional das cidades, o aumento do número de pessoas em situação de rua. Para lidar com essa questão social, a Secretaria de Assistência Social de Sorriso, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, conta com uma equipe que realiza trabalho contínuo de abordagem e tentativa de reinserção social e familiar dessas pessoas.  

Na tarde de quarta-feira (19) foi realizado um trabalho de abordagem em alguns pontos da cidade onde é comum encontrarmos moradores de rua. A secretária de Assistência Social, Cátia Randon Rossato e a vereadora Jane Delalibera participaram da ação.

Durante o trabalho, a equipe buscou conhecer a situação de cada um e coletar informações sobre seus os familiares. Muitos são encaminhados ao Creas, onde tem acesso à higiene pessoal, alimentação, vestuário, entre outras coisas.

Em alguns casos, quando eles demonstram vontade, são encaminhados para tratamento de vícios em álcool e/ou drogas, ou então para retornarem ao seio familiar, e nesse caso o município paga as passagens. “O objetivo dessas ações é oferecer a estas pessoas a chance de serem reinseridas na sociedade e na família e nós buscamos todos os meios para que isso aconteça. O problema é que muitas vezes elas não querem largar este estilo de vida, ou em decorrência dos vícios ou, às vezes, por desavenças familiares, mas a nossa função é orientá-las e tentar encaminhá-las, sempre que possível”, explica a secretária.

Dois senhores que estavam morando nas ruas de Sorriso foram encaminhos para retornarem aos seus familiares. Um deles embarcou na tarde de ontem para Água Limpa e outro hoje pela manhã, para Sinop. A equipe do Creas está tentando ainda localizar familiares de outro morador de rua, que diz ter vindo de Cuiabá. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO