Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Escola Municipal de Saúde Pública se tornará polo regional de educação permanente

21.05.2016
02:10
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Lucas do Rio Verde recebeu hoje (20) a visita da secretária-adjunta de Política e Regionalização da Secretaria Estadual de Saúde, Maria Salete Ribeiro, juntamente com a superintendente de Gestão Regional, Vania Rodrigues e o superintendente de Atenção à Saúde, Marcos Teixeira.

O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura do município na área de saúde, as unidades de atenção básica, o sistema de gestão e principalmente a Escola Municipal de Saúde Pública.

Após a visita, a secretária-adjunta ressaltou diversos pontos positivos que conheceu em Lucas do Rio Verde. “Nesse município a gestão resolveu fazer saúde, tomou essa decisão política de fazer saúde, de fazer investimentos em estrutura, em recursos humanos, na Escola de Saúde Pública, academias, integração do sistema, toda infraestrutura de vacinas, e muito mais”.

A secretária ainda acrescentou que o Estado tem a atribuição de ser um cooperador de todo o processo da saúde. “Vamos fazer uma cooperação com a Escola de Saúde daqui e passar recursos, para descentralizar e trazer parte da nossa Escola de Saúde Pública para trabalhar aqui. Nós temos uma demanda de educação permanente para o estado inteiro, e a nossa escola é pequena para dar conta de tudo, então nós vamos fazer parceria em vários cursos, tanto do nível de atualização na educação permanente tanto em pós-graduação, poderão ser feitos aqui e atender a região inteira”.

Maria Salete também pontuou a proposta de concentrar no município os atendimentos da região na área de educação permanente. “Vamos desenvolver juntos a escola, e trazer um polo de educação permanente para essa regional aqui em Lucas. É uma iniciativa inovadora e o Estado tem o papel de fortalecer as regiões e estar na política de saúde, assim vamos aprender com vocês e trazer os nossos conhecimentos pra região”.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, o fato de a Escola Municipal de Saúde se tornar um polo é mais uma prova de que a ideia deu certo e o trabalho está tendo resultados. O projeto da Escola Municipal de Saúde Pública de Lucas do Rio Verde foi escolhido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems) para representar o estado no XXXII Congresso Nacional do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece em junho, no Ceará.

“No ano passado lançamos a Escola de Saúde e semeamos uma semente de qualificação, que dá resultado lá na ponta, na casa de cada usuário e é muito importante ser um exemplo e modelo, não só para o Estado, mas também para o país”, enfatizou Azambuja.

Azambuja ainda complementou que o Estado de Mato Grosso viu na escola uma oportunidade de fazer diferente. “O prefeito Otaviano pediu que nós abríssemos esse diálogo, colocássemos a disposição a nossa estrutura para que todos os municípios da nossa regional pudessem acessar esses serviços de capacitação e qualificação que estão sendo colocados à disposição. Porque podemos qualificar 1 ou qualificar 20, nós temos toda a estrutura para ofertar isso, e essa parceria com o Governo do Estado e essa sensibilidade da secretária tem sido muito oportuna, porque essa parceria vai oportunizar a vinda de bons cursos para essa regional”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO