Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Escola Superior celebra 43 anos de formação policial militar

06.05.2016
17:38
FONTE: Alecy Alves | PM-MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Criada em 1973, a Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Esfap), anteriormente Cefap, da Polícia Militar chega aos 43 anos empenhada em formar policiais capazes e comprometidos com a promoção e defesa dos direitos humanos.
 
Em solenidade realizada na noite desta quinta-feira (05.05), no Teatro Zulmira Canavarros, em Cuiabá, a Esfap celebrou o aniversário homenageado policiais, alunos, professores e autoridades que contribuíram com o ensino policial militar no Estado.
 
Além das moções de aplausos concedidas pelo Poder Legislativo, foram entregues estatuetas do ‘Policial do Futuro’. A instituição também lançou uma revista comemorativa que narra sua história desde a transição do curso médio à transformação em Escola Superior que hoje forma ‘Tecnólogos em Segurança Pública’.
 
O comandante da Esfap, tenente-coronel Sebastião Carlos da Silva, destacou que o desafio da instituição é formar policiais com perspectivas cada dia mais humanistas. “Um policial que atenda a sociedade contemporânea, uma sociedade bem diferente da existente nas primeiras décadas de fundação da escola”, disse. “É para essa sociedade, crítica e participativa, que cobra direitos humanos e cidadania, que formamos os policiais”, observa o militar.
 
Autor das moções de aplausos à Esfap, o deputado estadual Pery Taborelli lembrou que os policiais se dedicam e põem em risco a própria vida em defesa da sociedade para garantir e reparar direitos humanos violados. Ele disse que, diferente de todos os governos que acompanhou, o Governo atual vem dando atenção especial à Polícia e acreditando que é possível vencer os obstáculos. 
 
Para o comandante-geral da PM, coronel Gley Alves, a melhoria do ensino resultará, sem dúvida, em melhores serviços prestados à população. “Toda a sociedade ganhará com os avanços alcançados pela Polícia Militar, sobretudo com os da área de ensino”, disse. E os resultados da formação de soldados ‘Tecnólogos em Segurança Pública’, uma graduação de nível superior, assinalou o comandante, aparecem na forma de um policiamento de mais qualidade.
 
Já o secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, que no ato representou o governador Pedro Taques, lembrou que não é à toa que o policial militar carrega no ombro direito a insígnia da bandeira de Mato Grosso. Ele destacou que é porque cada policial representa o Governo, o Estado, a ponta do serviço público que chega aos cidadãos.
 
Dirigindo-se a uma plateia formada em sua maioria por alunos soldados, oficias e praças, o secretário frisou: “nenhum artefato tecnológico é melhor que o ser humano”. E ainda reforçou a preocupação do Governo do Estado em dar condições de trabalho e salários dignos aos policiais. “Foi-se o tempo de cortes no orçamento da Segurança Pública, coletes balísticos vencidos e carros que não andam”, completou.
 
Escola Superior
Em dezembro de 2014, quando implantou o curso de ‘Tecnólogo em Segurança Pública’, a Esfap deu início ao processo de transformação em universidade. Um ano depois, em dezembro de 2015, o parecer do Conselho Estadual de Ensino reconheceu a escola como instituição de ensino superior voltada à formação e aperfeiçoamento policial. Atualmente a Esfap têm 730 alunos soldados somente no polo de Cuiabá.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO