Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Escolas municipais apresentam trabalhos do curso de jovens empreendedores

19.11.2014
18:23
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Incentivar o desenvolvimento de habilidades e a busca pelo autoconhecimento e novas aprendizagens. Estes são alguns dos objetivos do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), projeto de educação empreendedora, desenvolvido no ensino fundamental, através da parceria entre o Sebrae e as escolas.

Em Lucas do Rio Verde, as escolas municipais Menino Deus e Olavo Bilac participaram do programa, que começou com a capacitação dos professores e terminou com uma feira e exposição. O processo é divido em várias etapas chamadas de comportamentos empreendedores, desenvolvimento de planos de negócio e elaboração de projetos.

O consultor educacional do Sebrae, Carlos Guerreiro, destacou que os dados divulgados na Semana Global do Empreendedorismo mostram que a cada quatro brasileiros, três querem empreender, ao contrário do número de empresas que fecham, que chega a sete em cada dez. “O que a gente percebe é que muitas pessoas querem empreender, mas não sabem como fazer isso. E essa formação da criança, desde o princípio, entendendo que o planejamento é essencial pro desenvolvimento duma empresa é fantástico”, comentou.

Simone Isoton é mãe de dois alunos da Escola Menino Deus, Jeferson, de 12 anos, e Siuane, de 14 anos. Na feira do empreendedorismo, além de ver o trabalho dos filhos, aproveitou para comprar alguns produtos. “Meus filhos ficaram muito animados com o projeto e isso mostra que eles estão evoluindo e crescendo cada dia mais.”

O estudante Felipe Leandro, de 14 anos, gostou de participar do projeto e disse que levará o conhecimento para a vida. “Com esse projeto eu pude conhecer melhor a parte de vendas e o trabalho em si, além do desenvolvimento pessoal e profissional. Foi muito bom!”

Para a gestora da Escola Menino Deus, Enelsi Meister, é muito gratificante observar as crianças e a evolução delas, vendendo os produtos que elas mesmas produziram e defendendo os projetos. “O mais importante é saber que, através deste projeto do Sebrae, nós estamos proporcionando às nossas crianças um aprendizado para que eles sejam no futuro grandes empreendedores”, pontuou.

Para 2015, a gestora estadual do JEPP, Carla Vecchi, adiantou que, além das seis escolas que desenvolvem o projeto atualmente, outras 30 devem participar, incluindo assim mais de 18 mil alunos no programa. “O legal é perceber na fala e no comportamento de cada criança o quão de fato ela se motivou a proporcionar esse ambiente pra nós visitantes. E o intuito é esse, promover a cultural empreendedora desde criança para que a gente possa ter cidadãos que consigam promover seus negócios futuramente e, mais importante, ter atitudes empreendedoras”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO