Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
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Escritórios de Projetos do Tribunal de Justiça de Mato Grosso passa por coaching

28.04.2016
09:24
FONTE: Keila Maressa | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

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A fim de melhorar os serviços internos realizados no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e também aqueles prestados aos cidadãos, servidores que trabalham com gerenciamento de projetos na instituição passaram ontem (27 de abril) por um trabalho coaching. O treinamento foi realizado pela manhã, na Sala de Reuniões do TJ, e discutiu o aprimoramento e a maturidade do Escritório de Projetos.
 
Este não é o primeiro coaching em projetos que a equipe estratégica participa. A excelência no gerenciamento e portfólio de projetos, na forma preconizada pelo Conselho da Nacional de Justiça, é uma busca contínua da instituição. 

De acordo com o coach Fábio Fontanela, que coordenou a ação, o Judiciário Mato-grossense já é inclusive reconhecido entre os outros Tribunais como pleno e exemplar. “O PJMT tem boas práticas e é reconhecido por outros tribunais por práticas já adotadas em gerenciamento. Um exemplo é a forma defazer o controle, acompanhamento e execução de projetos, principalmente os críticos. Destaco ainda dentre as boas práticas, a formatação de documentos de padronização que orientam os gerentes sobre como planejar, criar, executar e encerrar os projetos. Hoje percebo que a instituição pretende elevar ainda mais o nível de competência de um padrão já alcançado”, afirmou.
  
O coach explica também que como visão de futuro, é pensado olhar para as melhores práticas do mercado para verificar o que pode ser adotado para melhorar ainda mais a execução do Escritório. “Estamos trabalhando para a melhoria. Sempre temos como aprimorar boas práticas”.
  
Participaram do treinamento pessoas que trabalham diretamente com o Escritório de Projetos e também os clientes deste centro de informações. O diretor do Departamento de Controle e Arrecadação do TJMT, Carlos Alberto da Silva, participou como colaborador. Ele contou que a iniciativa serviu para ampliar a visão quanto à área de atuação do escritório. “Como colaborador, eu conheço o trabalho do gerente de projetos. Hoje foi oportunizado o conhecimento do outro lado, do escritório - como funciona e qual o papel dele em relação a nós, os gerentes. Esta troca de experiência busca aperfeiçoar o trabalho realizado pelo Judiciário Mato-grossense. Penso que o trabalho pode estar ótimo, mas ele sempre tem possibilidades de melhorar mais um pouquinho”, confirmou.
 
O servidor foi convidado para participar da reunião por conta das boas práticas realizadas no setor onde trabalha. Dentre eles, Silva ressalta uma ação chamada Recuperação Judicial, que atua no restabelecimento de custas e traz bons resultados para a Instituição. Ele ressaltou ainda que o sucesso dos resultados se deve à integração entre a área em que ele atua, aquelas executam o projeto e também o escritório. “Nós buscamos seguir exatamente as sugestões que o Escritório de Projetos nos dá, desde o portfólio, a abertura e também a conclusão. Nós aceitamos o conhecimento trazido por eles eintegramos ao nosso, para garantir o resultado positivo. Também ouvimos muito a área que está trabalhando conosco no projeto, como, por exemplo, a informática.”

Presente na reunião, a servidora Guimarilza Souza, que integra o Escritório de Projetos, avaliou o coaching como uma oportunidade de aprimoramento. “O coaching vem para nos mostrar aonde precisamos melhorar, aplicando na Instituição as boas práticas de gerenciamento de projeto do mercado. Em nosso planejamento estratégico temos 34 projetos priorizados por três ondas de gestão, deste total temos alguns que, por serem mais complexos, permearão as três ondas”.
 
Escritório de Projetos – O Escritório é desenvolvido pela Coordenadoria de Planejamento e tem suas funções definidas pela Resolução 14/2012. De acordo com o coach Fábio Fontanela, o Escritório de Projetos é o centro de excelência em gerenciamento de projetos dentro da organização, ou seja, um núcleo que busca determinar padrões e processos de gerenciamentos.
 
Ele atua capacitando as pessoas que compõem a organização e também ajudando o gerente de projetos, que muitas vezes não tem vasto conhecimento sobre como planejar bem os projetos, executar dentro do prazo e entregar os resultados para a organização.
 
Fontanela afirmou ainda que pode ser traduzido como o núcleo de excelência de conhecimento e estabelecimento de boas práticas de projetos.
 

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