Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Espaço Cidadania atende mais de 12 mil pessoas no primeiro semestre

13.07.2016
16:36
FONTE: ELZIS CARVALHO/Secretaria de Comunicação ALMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO



Considerado um dos braços de atuação social da Assembleia Legislativa, o Espaço Cidadania “João Paulo II” atendeu 12.356 mil pessoas, nos seis primeiros meses de 2016. O setor mais procurado foi à confecção do Registro Geral, mas conhecido como Carteira de Identidade.

Nesse setor foram feitos 10.186 emissões de carteiras de identidades. Desse total, para a confecção da 1ª via do RG foram 2.849 mil pessoas atendidas, enquanto para a 2ª via 7.337 mil pessoas procuraram o espaço para emitir os documentos.

Vale destacar que a 1ª via do RG é gratuita. Para a 2ª via do documento é cobrado o valor de R$ 68,15. Mas se o cidadão comprovar que ganha até três salários mínimos de rendimento familiar pode receber a isenção dessa taxa.     

Além da emissão do RG prestados pelo Espaço Cidadania, o cidadão pode ter a sua disposição serviços do posto do Procon e da Defensoria Pública. De acordo com o relatório da Ouvidoria Geral, nos primeiros seis meses, o Procon atendeu 186 pessoas. Já a Defensoria Pública fez 1.984 mil atendimentos.   

Crescimento - De acordo com o Ouvidor Geral, Benedito Pinto, os trabalhos desenvolvidos pelo setor no primeiro semestre de 2016 tiveram um crescimento de 20%, se comparado com o mesmo período de 2015.

“Mesmo com a greve dos servidores do Estado, o resultado dos trabalhos nesse período foi positivo. A cada ano, o setor tem se mostrado em evolução, porque os serviços prestados à população estão mais rápidos e com mais qualidades”, disse o ouvidor.

Segundo a gerente de divisão do Espaço Cidadania, Rosinéia Mônica de Jesus, o espaço está com o atendimento reduzido em função do período de férias de servidores que trabalham no setor.

Rosinéia de Jesus afirmou que o horário de atendimento ao público, neste mês de julho, está reduzido. O atendimento ao público é das 7 horas até às 14 horas. Mas para o cidadão pegar o RG, o atendimento é até às 17 horas. Da confecção até a entrega do documento, o prazo é de dez a 15 dias.  

Ela disse ainda que em agosto, com o retorno dos servidores em férias, os serviços voltam ao normal. O atendimento ao público será das 7 horas até às 15:30 horas para a entrega de senha e, até às 17 horas para o cidadão pegar o RG. Os telefones para contato são: 3313-6529 e 3313-6345.     

Para a moradora do bairro Pascoal Ramos, Alexandra Valéria, os serviços prestados pelo Espaço Cidadania são de qualidade e rápidos. Ela procurou o mespaço para tirar a segunda via do RG paraa  filha e para o sogro e aproveitou também para retirar a segunda via da certidão de casamento do sogro.

“Aqui, o atendimento é muito bom. No Ganha Tempo, a gente perde tempo, fui lá e não fui atendida, mesmo a minha filha sendo deficiente auditiva não tive o atendimento preferencial. Por isso resolvi procurar o Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa”, afirmou Alexandra Valéria. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO