Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Especialista da Iniciativa 2,4-D defende uso seguro de defensivos no Show Safra

24.03.2015
11:42
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  •  Iniciativa 2,4-D

A Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, marca presença no Show Safra BR 163, que será realizado de 24 a 27 de março, em Lucas do Rio Verde (MT). O professor Doutor da Universidade Estadual do Norte do Paraná – Bandeirantes/PR e parceiro da Iniciativa 2,4-D, Robinson Osipe, participará da mesa redonda sobre plantas daninhas, em 26 de março das 9h30 às 12h. Ele será acompanhado pelos pesquisadores Fernando Adegas, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e professor Doutor Anderson Cavenaghi, do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

De acordo com Osipe, o tema da mesa redonda é um dos mais importantes da programação, pois a falta de controle adequado das plantas daninhas pode acarretar em prejuízos equivalentes a 40% do potencial cultivado. “Uma planta de buva por m² reduz em até 12% a produtividade – ou seja, 6 sacos por hectare, o que equivale a uma perda de R$ 360”, diz.

O professor tem viajado por todo o país com um grupo de especialistas parceiros da Iniciativa 2,4-D. O objetivo é realizar treinamentos e levar aos produtores rurais dicas e práticas que auxiliem no manejo de resistência em plantas como a Buva e o Leiteiro, capazes de prejudicar produções de soja, cana-de-açúcar, milho, café, trigo, aveia, centeio, arroz e pastagens formadas. 

Durante a palestra, Osipe também abordará as características físico-químicas da molécula 2,4-D, além de apresentar um panorama da situação regulatória dos defensivos agrícolas, demonstrando resultados sobre os estudos de toxicidade e segurança no campo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO