Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Ex-vereadores, bombeiros e personalidades luverdenses são homenageados em sessão solene

19.09.2014
09:28
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Câmara Municipal entregou ontem, em sessão solene, títulos de Cidadão Honorário de Lucas do Rio Verde, a ex-vereadores e personalidades que ajudaram a construir a história do município ao longos dos últimos 26 anos. Durante a cerimônia também foram homenageados com Moções de Aplausos bombeiros militares pela passagem de 50 anos de atuação em Mato Grosso e a coordenadora da Acolhida Bom Samaritano.

A sessão, que aconteceu no CTG Sentinela da Tradição, também homenageou os gaúchos de Lucas do Rio Verde por ocasião da Semana Farroupilha, período de comemoração da revolução ocorrida ainda na década de 40.

O público presente prestigiou duas apresentações culturais, de música e de declamação de poesia, por jovens integrantes do Centro de Tradição Gaúcha.

Durante a sessão, o prefeito em exercício Miguel Vaz Ribeiro destacou a importância do evento e o reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos pelos homenageados em suas áreas de atuação. Miguel lembrou a visita que recebeu, no final da manhã, da patronagem do CTG. “Por essa razão, já me fez um dia diferente”, ressaltou.

O patrão do CTG, Alderi Dalmaso, relatou como surgiu o primeiro CTG no final da década de 40, formado por um grupo de gaúchos descontentes pela forte influência que a cultura americana tinha sobre o país e o mundo na época. Reunidos, eles passaram a cultivar e fortalecer a tradição gaúcha, criando o primeiro Centro de Tradições Gaúchas, estendendo esse hábito até os dias atuais. Dalmaso assinalou que a Semana Farroupilha é um momento importante para que as tradições sejam levadas adiante e não seja preciso que as futuras gerações busquem nos livros de história informações sobre a cultura gaúcha. “Não se pode deixar morrer uma cultura, seja ela qual for”, ressaltou.

Dalmaso aproveitou para pedir que o Legislativo busque, através de lei específica, permitir que empresas locais invistam mais em cultura, privilegiando as entidades que difundem suas tradições. “Precisamos de apoio, de ajuda, de incentivo, de lei que permita que a iniciativa privada invista na cultura”, assinalou.

Em seguida os homenageados foram chamados à frente para receberem as comendas. Primeiro, ex-vereadores receberam o título de Cidadão Honorário, por serviços prestados ao município. Elder Luís Biazus, Marli Gruhn Heldt, Nestor Albrecht, Paulo Cesar Angeli, Raimundo Dantas de Souza Filho, Adriana Moreira dos Passos, Carlos Antunes Rodrigues, Eliseu Sávio Diniz, José Carlos de Oliveira e Márcio Rogério Albieri receberam as homenagens. O advogado Valdir Miquelin também foi condecorado com o título de Cidadão Honorário.

A coordenadora da Acolhida Bom Samaritano, Odete Mezzalira, foi homenageada com Moção de Aplausos, assim como a comissão organizadora Show Safra BR 163. 

Os últimos homenageados da noite foram os militares do Corpo de Bombeiros. O Tenente Coronel Herbert Serrano Paiva, Comandante Regional, representou os militares e agradeceu a lembrança pelos 50 anos que a corporação militar comemorou em Mato Grosso. Em Lucas do Rio Verde, o Corpo de Bombeiros está instalado há seis anos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO