Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Faculdade La Salle inova ao utilizar ferramenta pioneira do Google

06.03.2015
09:00
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Em 2014, a Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde-MT definiu em seu Planejamento Estratégico que, para atingir o objetivo de “formar pessoas competentes e éticas adaptáveis às mudanças e capazes de promover inovações”, havia a necessidade de intensificar as práticas pedagógicas mediadas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Visando dar sustentabilidade a esta proposição, na Jornada Pedagógica do segundo semestre de 2014, a Faculdade La Salle iniciou uma série de discussões sobre a utilização das TICs na sala de aula. O tema “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação: cenários e caminhos” foi apresentado pelo Coordenador de Marketing da Faculdade La Salle, Felipe Alberto Wandscheer.

Naquela oportunidade, o objetivo foi mostrar as transformações que estão ocorrendo na sociedade e o seu impacto no comportamento das pessoas, incluindo os acadêmicos que hoje são estudantes da Faculdade La Salle, bem como sobre a importância dos professores atuarem como produtores de conteúdo, utilizando as plataformas digitais como meio de produção e compartilhamento destes conteúdos.

A proposta foi muito bem recebida pelos professores, isso porque a utilização da tecnologia no ambiente acadêmico é incentivada como ferramenta de produção e compartilhamento dos conteúdos, facilitando sua assimilação pelo aluno. “O professor pode conhecer os seus alunos, que em sua maioria integram a Geração Y/Z, e aproveitar suas habilidades, entre as quais o perfil colaborativo, que pode contribuir para as experiências pedagógicas que colocam o professor como mediador e os acadêmicos como protagonistas em seu aprendizado”, destaca Felipe.

Ainda em 2014, o Google, uma das principais empresas de tecnologia do mundo, lançou uma nova ferramenta para a sala de aula, o Google Classroom (sala de aula), que integra a plataforma Google for Education, a qual a Faculdade La Salle utiliza desde 2011. Trata-se de uma ferramenta que permite melhorar a colaboração e a produtividade da sala de aula em um ambiente on-line, acessível por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

“Sabemos da credibilidade do Google em seus produtos e o quanto os mesmos podem contribuir para permitir que os professores foquem no que é importante: a aprendizagem de seus alunos. Isso é possível mediante a possibilidade de feedback instantâneo que o Classroom permite”, lembra Felipe, que destaca também ser o projeto pioneiro na IES e, quem sabe até mesmo no Brasil, pois a ferramenta foi lançada em agosto de 2014 e desde então a Faculdade La Salle já a utiliza.

Em 2015, o seu uso ganhou ainda mais força. Na Jornada Pedagógica do primeiro semestre, os professores receberam 4 horas de capacitação para utilização da plataforma em sala de aula, e muitos já a estão utilizando. O Prof. Bruno Casagrande, do Curso de Direito, destaca que o Google Classroom permite um contato mais frequente entre docentes e acadêmicos, principalmente no caso dele que, por não residir em Lucas do Rio Verde, tem contato com os acadêmicos apenas dois dias por semana. “É possível que os acadêmicos interajam diretamente comigo, com a disciplina e entre si, permitindo a discussão do conteúdo e o aprendizado constante, sem grandes lapsos temporais”. O professor destaca também que “a ferramenta possibilita a ampliação do conteúdo apresentado ao alunado. O tempo disponível em sala de aula é limitado e exige que a exposição dos conteúdos seja bastante objetiva. Com o Classroom é possível expandir esse conteúdo, permitindo que o acadêmico desenvolva o seu aprendizado de acordo com a sua própria disponibilidade de tempo e de interesse”. Com relação às objeções com relação ao uso das TICs, ele finaliza comentando que “apesar de ter tido ressalvas com relação à plataforma no início, hoje estou bastante empolgado com as possibilidades, sendo que novas ideias surgem a cada momento”.

 “Esperamos que, ao utilizar essa ferramenta, professores e alunos tenham mais segurança no controle e arquivo de documentos (provas, trabalhos, etc.) e busquem atuar na linguagem desta geração tecnológica. Alguns professores já começaram a utilizá-la e os alunos têm aprovado o novo recurso”, destaca o Diretor Acadêmico, Prof. Me. Fernando Cezar Orlandi.

O sistema já está em uso pelos acadêmicos, a exemplo da atividade integradora desenvolvida pelos acadêmicos do curso de Agronegócio. As turmas do 1º e 5º semestres participaram de uma atividade com utilização do Google Classroom visando sensibilização social e ambiental, no último sábado (28/02). “O Google Classroom contribui significativamente na realização das atividades, tanto para os professores quanto aos acadêmicos. Através da utilização desta ferramenta, nós professores, podemos tornar nossas aulas mais atrativas e dinâmicas na busca pela construção do conhecimento.”, destaca Prof. Me. Sandra Bohm, Coordenadora do Curso.

Já a opinião de alguns alunos é de que a ferramenta facilita a interação com colegas e professores, contribuindo com as aulas. Jaqueline Santana Neris disse “Particularmente achei essa atividade muito interessante, pois conseguimos interagir com os colegas, e formar um projeto bem bacana!”. Já Elisiane Paula Fabrin comentou “Uma ótima ferramenta de interação para o nosso conhecimento”. E Aline Araujo Borges “Eu achei interessante, a aula de hoje facilitou bastante a nossa interação com os alunos do 5 º semestre de Agronegócio com respeito à elaboração do Projeto. Gostei de ter aulas fora do ambiente da sala.”

Outros momentos de formação da ferramenta devem ser realizados em 2015.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO