Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Falta de equipamentos prejudica atuação de agentes penitenciários de MT

10.12.2014
16:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O deputado estadual Ezequiel Fonseca foi procurado nesta terça-feira (09) por representantes do Sindicato dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso para tratar das dificuldades enfrentadas pelos agentes nas 64 unidades prisionais de Mato Grosso e buscar uma solução, por meio de uma nova reunião, junto ao governador eleito, senador Pedro Taques. 

De acordo o presidente do Sindicato, Ademir Damata, o trabalho dos agentes está sendo prejudicado devido uma portaria publicada pelo Estado, sob orientação do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que visa a abolição da entrevista vexatória nos estabelecimentos prisionais. 

No entanto, para que a medida funcione no Estado torna-se necessário, conforme orientação do CNPCP, o aparelhamento das unidades prisionais com scanner corporal, detector de metal e aparelho de raio x, o que não ocorre.

“Nenhuma das unidades do Estado possui os equipamentos necessários e isso tem dificultado o trabalho dos agentes que é manter a ordem e a disciplina. Infelizmente muitas drogas e celulares estão entrando nas penitenciárias sem que possamos coibir, pois nossa função é barrada com a proibição da entrevista vexatória e falta de equipamentos,” destaca João Batista.

O presidente do sindicato reitera a importância em equipar prioritariamente, as seis maiores penitenciárias do Estado, são elas, Penitenciária Central do Estado, Centro de Ressocialização do Carumbé, Penitenciária Feminina, Penitenciária da Mata Grande, Penitenciária de Água Boa e Penitenciária de Sinop.

O agente Ademir Damata e membro do sindicato, ressalta a importância da reunião com o governador eleito com o objetivo expor a realidade do sistema penitenciário de Mato Grosso, informar a situação operacional e as reais necessidades para o bom funcionamento.

Por sua vez, o deputado Ezequiel afirmou que estará intermediando a reunião com Pedro Taques principalmente, pela importância em manter e melhorar a segurança pública do Estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO