Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Falta de recursos para comunidade indígena preocupa município de Juruena

05.09.2013
07:47
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A falta de recursos para atender a comunidade indígena residente no entorno do município de Juruena têm preocupado o poder público local. Em busca de parcerias para a saúde da etnia Canoeiros, os vereadores Gilmar Gayeski (PRP), Antônio Maximianio (PSD) e Bartolomeu Casteliano (PR) reuniram-se com o deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) na manhã desta quarta-feira (04).

Os vereadores relatam que devido a falta de assistência do Governo Federal, a prefeitura de Juruena assumiu a responsabilidade pela manutenção de cerca de cem famílias indígenas, dando assistência médica, educacional e  até mesmo habitacional para os Canoeiros.  No entanto, os recursos disponibilizados são insuficientes para atender toda a demanda.

Para isso, Dal’ Bosco encaminhou um ofício à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e a Fundação Nacional do Índio (Funai)  onde solicita um repasse permanente para os indígenas residentes em Jururena.   “Vamos cobrar das  superintendências regionais um apoio a permanente a etnia Canoeiros. Esses documentos também serão encaminhados aos nossos representantes federais”, afirmou Dilmar.

Ainda no tocante a comunidade indígena,  os vereadores cobraram a aquisição de um veículo para locomover os nativos para cidades vizinhas ou até mesmo para a Capital em busca de melhor atendimento médico.

Banco do Brasil
Atendendo solicitação dos vereadores, o deputado democrata também encaminhou ofício a Superintendência do Banco do Brasil para a instalação de uma agência bancária no município, que, segundo os legisladores, já  possui perfil exigido para implantação da sede própria,  a exemplo de quantidade mínima populacional e comercial. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO