Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Famílias aprovadas em reunião do Conselho Municipal de Habitação serão visitadas pelos conselheiros

03.03.2015
13:09
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A partir de agora, as famílias aprovadas em reunião do Conselho Municipal de Habitação receberão também a visita dos conselheiros. A medida foi discutida e aprovada na manhã de hoje (03), durante a reunião do mês.

Membro do conselho, o gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, explica que as visitas têm como objetivo conhecer e avaliar pessoalmente se as famílias aprovadas pelo conselho se enquadram nos critérios para o financiamento de moradia.

“É uma etapa a mais que nós estamos criando, justamente para tirar dúvidas sobre alguns cadastros e garantir que as pessoas que realmente precisam de moradia sejam beneficiadas”.

As visitas domiciliares começam na próxima semana e serão realizadas sem aviso prévio. No entanto, para facilitar e garantir que as famílias estejam em casa, os encontros serão realizados sempre no período noturno e fim de semana.

Segundo a presidente do conselho e secretária municipal de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, a aprovação dos cadastros pelo conselho é apenas uma das quatro etapas do processo de seleção para o financiamento de moradia, via governo federal.

“Nós cadastramos as famílias, fazemos as visitas e aprovamos os cadastros de acordo com os critérios estabelecidos pelo governo, mas é a Caixa Econômica Federal que faz a última análise”.

Estão sendo construídas 700 casas, por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, parceria entre Prefeitura de Lucas do Rio Verde e governo federal. As obras estão em andamento e a previsão é concluir e entregar até o início de 2016.

De acordo com a secretária, com os 50 cadastros aprovados nesta manhã, já foram encaminhados para análise final da Caixa Econômica Federal 350 processos. A expectativa é que nos próximos dias, o município receba a lista das famílias compatíveis e incompatíveis com o programa.

“Quando recebermos a lista, abriremos para a população participar por meio das denúncias. Queremos fazer um trabalho sério, por isso precisamos da participação da comunidade, denunciando aqueles que não se enquadram nos critérios”.

As casas possuem 40 m² e são destinadas as famílias com renda mensal de até R$ 1.600. Entre os critérios de seleção estão também, o número de filhos, a questão da vulnerabilidade social da família e o tempo de moradia em Lucas do Rio Verde.

Saiba mais
O Conselho Municipal da Habitação é formado por dez membros e seus respectivos suplentes, cinco representantes do pode público e cinco representantes da sociedade.

Fazem parte do conselho:
Poder Público, Janice Ribeiro (presidente), Ramiro Azambuja, Lucileide Queiroz Gurka e os vereadores Gilson Gregório e Pedro de Góis.

Sociedade, o representante da OAB Antônio de Oliveira (vice-presidente), Scheila Cesca (Associação dos Moradores do Parque das Américas), Maurício Sacenti Sossati (Associação de Classe – Crea), Rene Corasa (segmento empresarial) e Claudiomir Boff (Sindicato dos Trabalhadores Rurais).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO