Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fávaro se reúne com ministro da Educação para trazer campus da UFMT para Lucas do Rio Verde

11.10.2016
12:17
FONTE: Durcy Arévalo | Vice-governadoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Fávaro se reúne com ministros em Brasília nesta terça
  • Binotti e Fávaro com Blairo Maggi nesta terça-feira (11)

    Em rede social, Maggi escreveu: "Sempre é bom falar sobre Mato Grosso. Hoje a conversa foi com o vice-governador, Carlos Fávaro , e o prefeito recém eleito de Lucas do Rio Verde/MT, Luiz Binotti. Estiveram em meu gabinete para uma visita de cortesia. #MatoGrosso"

Na tarde desta terça-feira (11) Fávaro e o prefeito recém eleito, Luiz Binotti (PSD), irão no ministério da Educação, para tratar do projeto de levar um campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para Lucas do Rio Verde. Ainda na pauta de buscar recursos para o município Fávaro e Binotti se reunirão com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, para tratar do Projeto de Saneamento Básico para Lucas do rio Verde. 

O vice-governador Carlos Fávaro e o prefeito Luiz Binotti estão em Brasília nesta terça-feira (11) para levar pautas importantes das cadeias produtivas e cooperativas de créditos de Mato Grosso. Os dois devem se reunir com quatro ministros junto com a bancada federal.

Agenda

A primeira agenda foi com o ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, às 10h. Na pauta, a solicitação do Sicredi Centro Norte, referente ao acesso do repasse do recurso do Fundo Constitucional do Centro-Oeste para os Bancos cooperativos Sicredi e Bancoob. Essa resolução terá o objetivo de assegurar o repasse pelos bancos administradores aos bancos cooperativos do equivalente a 10% dos recursos do FCO previsto para aplicação em cada exercício fiscal.

Demandada pela Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), outra pauta a ser tratada será a garantia de recursos para um programa de retenção de matrizes e estoques reguladores de matéria-prima como milho e farelo. As duas reuniões contará com a presença e apoio da bancada federal. As pautas foram recebidas pelo vice-governador nesta segunda-feira (10.10) de representantes das entidades.

Na sequência, a reunião foi com a bancada federal no Congresso onde Fávaro deixou o documento que solicita a aprovação de resolução do CONDEL/FCO e é assinado pelos governadores de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul para ser entregue ao ministro da Integração Nacional. O vice-governador cobrou também a validação do pedido de homologação dos processos de emergência solicitadas pelos 29 municípios mato-grossenses. O oficio da Aprosoja com a solicitação será deixada com a bancada também para ser entregue ao ministro da Integração Nacional para que seja feita a homologação.

O decreto de emergência, formalizado a partir de 1° de outubro de 2015, com reconhecimento pelo Ministério da Integração Nacional, comprovará com a homologação a necessidade de prorrogação dos pagamentos de investimentos feitos com recursos de crédito oficial do Banco do Brasil. Considerando que Mato Grosso passou por uma forte estiagem na safra de soja 2015/2016 que implicou em graves problemas econômicos ao setor, que foram ainda mais evidenciados no casos do milho segunda safra.

Com a edição da resolução 4519/2016 do Banco do Brasil possibilitará que os produtores realizem a prorrogação de pagamento, desde que comprovado os efeitos da estiagem. Também está na agenda do vice-governador reunião com o ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, acompanhado do senador José Medeiros.

O vice-governador entregou o levantamento de solicitações recebidas por ele e pelo senador em viagens ao interior referente a diversas demandas relativas à telefonia fixa, móvel, bem como ao acesso a internet. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO