Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Festivais destacam gastronomia em cidades do norte de MT

13.11.2015
08:30
FONTE: Assessoria/Mequiel Zacarias Ferreira

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Aconteceram nos dia 08 e 11 de novembro as aberturas do Festival Gastronômico “Sabores da Floresta” no estacionamento do Del Moro de Alta Floresta e Paranaíta. As aberturas contaram com a participação dos 17 estabelecimentos de Alta Floresta e Paranaíta que fizeram a exposição dos pratos para degustação a valores populares, apresentando receitas exclusivas criadas para o Festival e ricamente compostas com elementos regionais como peixes, frutos e raízes da região.

O evento tem como objetivo fomentar o setor gastronômico em relação a economia, a valorização dos produtos da região e ao contexto cultural. Em Alta Floresta, no dia 8, o evento iniciou por volta das 19h30m e contou com a presença do Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Claudinei de Jesus, que representou o Prefeito Aziel Bezerra; o representante do Prefeito Tony Rufatto de Paranaíta, Assis Frizon; o diretor de meio ambiente da Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), Marcos Duarte; o diretor de Meio Ambiente da São Manoel Energia, Aljan de Abreu Machado e o diretor da unidade do Sebrae Alta Floresta, Roberto Dahmer. Em Paranaíta, no dia 11, o evento começou às 18h e contou com a presença da Secretária de Cultura, Rosangela Reis, o diretor de meio ambiente da CHTP, Marcos Duarte e diretor da unidade do Sebrae/AF Roberto Dahmer.

O evento também contou com a participação especial de Fernando Mack – chef renomado nacionalmente e padrinho do Festival “Sabores da Floresta”, que fez a consultoria na produção dos pratos do festival. Mack, com aproximadamente 19 anos de carreira, elogiou a organização e, satisfeito, declarou: “Eu acho que isso aqui vai deixar um legado muito grande. Aqui está à frente no nível de gestão e de como estão engajados os empresários”. E enfatizou a importância do Festival e da valorização de eventos como esse: “No começo eu achei que eu vinha ensinar e acabei aprendendo muita coisa, foi incrível o trabalho! Os 17 empresários que estão envolvidos estão de parabéns, porque eu já fiz esse trabalho em outras cidades que tem festivais, que são também regiões turísticas, e aqui foi um aprendizado incrível. Foi bem mais tranquilo a consultoria, porque eu senti um nível de preparo e engajamento muito grande mesmo”.

A coordenadora do grupo de empresários que promove o Festival, Josy Amorim, declarou satisfeita: “Superou as nossas expectativas. A população respondeu super bem e participou de maneira muito forte”. A coordenadora ainda falou sobre a importância dessa participação do público para o comércio local e pontuou que para o próximo ano já será necessário ampliar as estruturas do festival para melhor atender os munícipes e visitantes. Em ambas as aberturas, pode-se observar o movimento durante todo o festival, desde a abertura até o encerramento, em um ambiente alegre, convidativo e familiar.

Roberto Dahmer, diretor do Sebrae, destacou a participação da instituição com as capacitações, consultorias e apoio,  salientando que, apesar de ser a segunda edição, o evento já está consolidado e tem tudo para continuar acontecendo por vários anos, com uma preocupação genuína em utilizar os ingredientes e elementos regionais, voltada para a sustentabilidade. Dahmer ainda destacou a importância da participação dos apoiadores CHTP e São Manoel Energia, que colaboraram com a organização e, consequentemente, a consolidação do evento. A secretária de cultura, Rosangela Reis, representando a prefeitura de Paranaíta, parabenizou o Grupo de Gastronomia e salientou que Alta Floresta e Paranaíta só têm a ganhar com esse evento, que trouxe melhorias para ambos os municípios.

O público que prestigiou as aberturas foi muito participativo. Simone Carol, moradora de Alta Floresta, foi direta: “Alta Floresta merece um evento assim e eu visitei todos os stands e eu fiquei encantada com a apresentação dos pratos e, assim, tudo bem explicado, os ingredientes”. Essa característica do festival ainda foi complementada por Marcos Correa e Erica Maroto, que destacaram: “O pessoal foi muito receptivo, estão dispostos a explicar a composição dos pratos, os ingredientes e as novidades. Experimentei três opções de pratos e estão todos realmente de parabéns. Muito interessante esse festival”, concluiu.

O geógrafo Frederico Marangon, de Santa Cruz das Palmeiras/SP e que atualmente está trabalhando no município de Paranaíta, prestigiou as aberturas nos dois municípios. Satisfeito com o evento, ele destacou: “Eu acho de muita importância um festival como este, porque fomenta um movimento diferente na cidade”, citando a importância da variedade de pratos oferecidos, que atraí diversos públicos, atendendo, além da perspectiva gastronômica, a dimensão social, política e ambiental das cidades envolvidas.

O Festival Gastronômico “Sabores da Floresta”, que este ano está trabalhando com o tema “Capitão Telles Pires - Uma expedição de sabores”, traz 17 receitas exclusivas, baseadas em peixes do Rio Teles Pires, frutos, raízes e temperos da região. Após as aberturas, os pratos serão servidos nos estabelecimentos participantes até o dia 30 de novembro, quando se encerra o festival. Além da visita aos restaurantes, a organização do evento também convida toda a população de Alta Floresta e Paranaíta a prestigiar dois momentos muito interessantes do festival, que serão a Cozinha Show com o chef Fernando Mack, que acontecerá no dia 15 de novembro, às 7h30m, durante a Feira do Agricultor no Mercado do Produtor (Feira Livre) e também o Picnic Gourmet da Associação Maní, que será realizado no dia 20 de novembro, das 19 às 23 horas, na Banca da Associação Maní no Mercado do Produtor (Feira Livre), ambos em Alta Floresta.

Josy Amorim, coordenadora do Festival, convida toda a população a acompanhar o Festival “Sabores da Floresta” através do site www.saboresdafloresta.com.br

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO