Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fiemt promove encontro para discutir fomento à inovação em MT

01.04.2015
07:10
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Para compartilhar experiências, empresários que desenvolvem projetos de inovação em Mato Grosso se reuniram nesta terça-feira (31/03) durante o ‘4º Café da Manhã Diálogo & Inovação’. Com o tema ‘Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento para a Indústria’, o evento ocorreu na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e contou com a participação de mais de 30 empresários.

Para o sócio-diretor da Gradual Lentes, Nei Dummel, dentre os benefícios de participar de editais de inovação está a realização de uma análise crítica dos processos da empresa. “Quando temos a pré-disposição de fazer um projeto para pleitear um recurso junto às entidades de fomento de pesquisa e inovação, somos impactados imediatamente na análise e organização da empresa. Assim, você já começa a melhorar a conduta, rever processos e ações. Embora tenha dificuldades - não recebi o recurso ainda - participar do edital Tecnova nos ajudou, e os benefícios são muitos. Contamos com apoio do consultor do Senai-MT e o balanço é positivo”.

Segundo o proprietário da empresa mato-grossense Fidelity Mobile, Valdemar Mendonça, a questão cultural é uns dos principais problemas da inovação no Brasil. Ele destacou que a educação é fator decisivo para que a temática seja mais presente na vida da população brasileira, desde a infância. Contudo, embora tenha ressaltado a contribuição das instituições de fomento à pesquisa e desenvolvimento, Mendonça apontou falhas que contribuem para que a procura por parte dos empresários ainda seja relativamente baixa.

“A Fidelity se constituiu como empresa após a aprovação de um projeto de subvenção econômica. Mas o grande problema que existe com as instituições de fomento é a questão do tempo. A empresa que não tem como fazer o aporte financeiro até receber o recurso, não aguenta esse gap. Mas sem as instituições de fomento, como a Finep e Fapemat, nós não existiríamos. Elas foram fundamentais para a empresa se consolidar e desenvolver produtos”, ressaltou.

Representante do setor agroindustrial, o consultor de novas tecnologias da Coopernova, da cidade de Terra Nova do Norte, Carlos Antônio Araújo, enfatizou a necessidade de se investir em inovação. “Grandes dificuldades são encontradas em todo o Estado no segmento hortifruti. Precisamos que haja investimento em pesquisa e desenvolvimento. O que existe no agronegócio e na produção de grãos, não existe nessa área. Temos um campo imenso para inovar. E um evento como este é muito oportuno para fomentar parcerias”, destacou.

Também presente no evento, o secretário adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Secitec), Aluízio Leite, informou que a atual gestão do governo tem o intuito de incentivar a cultura da inovação em todo o território estadual. “Mato Grosso espera um novo tempo, assim como o dia espera um novo amanhecer. E o governo espera contribuir com as iniciativas inovadoras dos nossos pesquisadores, empresários e todas as pessoas que podem contribuir com a ciência, inovação e tecnologia”, disse.

O ‘4º Café da Manhã Diálogo & Inovação’ é uma iniciativa do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Fiemt, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO