Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Filhos menores: Afinal, a palmada é ou não necessária?

02.05.2012
09:44
FONTE: ExpressoMT/Andréa Campanelli

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os pais de filhos menores têm muitas dúvidas a respeito da palmada. Ela é ou não benéfica? Pode ou não pode? É reprovável ou não? A presidente do Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde, Dorilda Minosso, explanou acerca da Lei da Palmada, assunto bastante polêmico e que traz muitas controvérsias.
“A legislação que vigora atualmente é o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, onde menciona ‘maus-tratos’; só que não especifica quais castigos não podem ser aplicados pelos pais ou responsáveis. O Novo Código Civil estabelece o direito da criança e do adolescente a não ser submetidos a qualquer forma de punição corporal mediante o uso de castigo físico, e prevê que pais que maltratam os filhos devem ser incluídos em um programa oficial de proteção a família, a cursos de orientação, tratamento psiquiátrico e psicológico, além de receberem advertência. A criança deverá ser encaminhada a tratamento especializado”, esclareceu Dorilda.

“Esse assunto é polêmico e desperta discussão; Eu particularmente acredito que a educação é cumulativa. A mãe em especial ou o responsável não pode cansar, tem que repetir todos os dias ou até mais vezes por dia, e quando a criança errar, mostrar como ela deveria ter agido para fazer a coisa certa – não focalizar o erro. É claro que cada ser humano tem sua maneira de pensar e agir. Eu acredito que em muitos casos, na grande maioria o sofrimento das famílias com a violência começou com as palmadinhas. No meu ponto de vista, o Novo Código Civil veio substituir a violência pelo diálogo. Cabe aos pais ou responsáveis orientar e educar os filhos, mostrando valores e conduzindo-os ao bom caminho”, indica Dorilda.

Os pais que tiverem alguma dúvida a respeito dos seus direitos e deveres podem procurar o Conselho Tutelar de Lucas do Rio Verde, sito à Av. São Paulo, 160-S – ao lado do quartel da Polícia Militar, no bairro Alvorada, ou ligar para 3549-2200.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO