Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Filhotes de onça-pintada chegam a Instituto em Goiás

28.08.2015
10:27
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os dois filhotes de onça-pintada que saíram na noite de quarta-feira (26) do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em Várzea Grande, já estão no Instituto Onça-Pintada (IOP), situado em Mineiros, no Estado de Goiás. De acordo com a responsável técnica da entidade, Anah Tereza Jácomo, a viagem transcorreu de forma muito tranquila. A chegada aconteceu nesta quinta-feira (27), por volta das 14h. Os animais passam bem e já se preparam para o processo de adaptação ao novo lar. 

Um deles, que se tornou famoso nas redes sociais do governo do Estado, conhecido como ‘Dingo’, foi resgatado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) há dois meses em uma fazenda de Novo Mundo (785 km ao norte da capital), na época, com cerca de 5 kg, agora já está com 8 kg. Já o outro filhote, que tem a mesma idade, mas é uma fêmea, foi encontrado em Lucas do Rio Verde (354 km da capital). A transferência deles surgiu da necessidade de estarem em local que tenha proximidade maior com seu habitat natural. 

O IOP fica em um cenário florestal e possui uma metodologia de trabalho voltada para a preservação de onças-pintadas. Após pesquisas, o gerente de Fauna da Sema, Ronoaldo Ferreira, chegou ao entendimento que esse era o melhor espaço para os filhotes. Nesse novo lar, eles devem continuar juntos até a fase adulta, o que pode demorar três a quatro anos, quando formarão um casal. “Desta forma eles e os filhotes que nascerem podem ser soltos na natureza.” 

Dingo 
Em abril deste ano um fazendeiro do município de Novo Mundo encontrou Dingo à beira da estrada e deu abrigo a onça. No dia 17 de junho, o fazendeiro entrour em contato com a Sema para saber o que devia fazer. A Secretaria enviou uma equipe do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) para resgatar o filhote que estava com apenas 70 dias de vida e o colocou no centro de triagem, local onde ficam os animais resgatados de Mato Grosso. 

O instituto 
Foi fundado em junho de 2002 por pesquisadores com amplo histórico de trabalho dedicado à espécie, e tem como missão ‘Promover a conservação da onça-pintada, suas presas naturais e seus habitats ao longo de sua área de distribuição, assim como a sua coexistência pacífica com o homem, através de pesquisa e estratégias de conservação’. Hoje o IOP é a única ONG dedicada exclusivamente a promover a conservação da onça-pintada no Brasil. 

Lista de extinção 
No Brasil, a onça-pintada é listada pelo Ibama (2003) como ameaçada de extinção. Globalmente é classificada como ‘quase ameaçada’. A conversão de seu habitat natural para atividades agropecuárias é a principal causa da redução de 50% de sua distribuição original, sendo que a espécie foi extinta em dois (Uruguai e El Salvador) dos 21 países em que ocorria historicamente. O peso de uma onça-pintada adulta pode variar entre 35 kg e 130 kg, conforme a idade, e geralmente os machos são mais pesados que as fêmeas. Sua expectativa de vida vária entre dez e 20 anos. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO