Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fiscais apreendem 27 galos de rinha que sofriam maus-tratos em MT

06.02.2016
08:19
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Animais foram encontrados pelos fiscais dentro de um barracão
Um veículo WV modelo Saveiro que seguia pela perimetral de Lucas do Rio Verde sentido Sorriso, acabou perdendo o controle e caiu no valetão que fica a margem da br-163.

A Concessionária Rota Oeste foi acionada e prestou atendimento, solicitando um guincho para a retirada do veículo.

O motorista do veículo assinou um termo de responsabilidade para a Rota Oeste, pois o mesmo se recusou a ser encaminhado para atendimento médico.Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) apreenderam, nesta sexta-feira (5), 27 galos que estavam sofrendo maus tratos no bairro Shangri-lá, em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Os animais foram encontrados abandonados em um barracão localizado próximo de um ferro velho, após a Sema receber uma denúncia anônima.

A ação de resgate dos animais por parte dos fiscais da Sema contou com o apoio das polícias Civil e Ambiental. De acordo com o diretor da Sema, Jeferson Zucci, os animais foram encontrados presos em caixas de madeira que se encontravam amontoadas, em local de pouca ventilação. Os galos estavam machucados e alguns deles estavam cegos.

Segundo Zucci, havia indícios de que, no barracão, ocorressem rinhas de galo. Isso porque, no local, além de muita sujeira e ratos, foram encontradas seringas – que indicam que os galos recebiam vitaminas – e um ringue. "A rinha é considerada crime de maus-tratos na lei de crimes ambientais", disse.

A Sema apenas fez a apreensão dos animais após um laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) comprovar os maus-tratos, de acordo com o diretor do órgão ambiental. O dono dos galos foi multado e deve responder pelo crime de maus-tratos, uma vez que, no momento da apreensão dos animais, não foram encontrados galos em confronto.

"Ele recebe uma multa que varia de R$ 500 a R$ 3 mil por ave e vai responder administrativamente e criminalmente por isso", afirmou Zucci.

Após o resgate, os animais foram encaminhados para um organização não-governamental, onde devem permanecer recebendo cuidados. Conforme o investigador da Polícia Civil, Lázaro Ribeiro, o caso será investigado.

"Os apetrechos que foram encontrados aqui serão para periciados para sabermos se realmente se tratam de materiais [para a realização] de rinha ou não", disse.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO