Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Foco da Operação Especial do Dia das Mães é o segmento de confecções

07.05.2012
10:25
FONTE: Eliana Bess

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Não descuidar do presente da mamãe é a dica para o mês de maio. Para auxiliar o consumidor na certeza de adquirir produtos que estejam dentro das conformidades regidas pelo Inmetro, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) inicia a Operação Especial voltada para a data. A ação começa nesta segunda-feira (07.05) e vai até sexta-feira (11.05) em Cuiabá e Várzea Grande. Posteriormente a Operação será estendida em cidades como Pontes e Lacerda, Barra do Garças e Sinop.

Na verdade o segmento têxtil vem sendo monitorado desde o ano passado e as amostras coletadas e encaminhadas para análises em laboratório fora do Estado apontam índice de 75% de reprovação. Das 48 amostras enviadas para análise, 36 foram reprovadas. Aproximadamente outras 40 amostras aguardam os laudos do exame físico químico, que demora em média 60 dias.

A revelação não deve provocar um desespero entre os consumidores. Os erros estão nas informações declaradas pelo fornecedor nas composições têxteis. Além disso, o fator capacitação técnica tem influenciado no resultado uma vez que as equipes fazem uma pré-análise em campo, coletando os produtos que apresentam indicadores de erro. “Esse percentual é bom para os fiscais, pois comprova que estão preparados para o trabalho. O Ipem/Inmetro está sempre investindo no aprimoramento dos fiscais”, pontuou Bento Francisco Gomes Bezerra, coordenador da Fiscalização da Conformidade do Ipem-MT.

A penalidade caberá ao responsável pelo produto. Segundo Bento, as empresas que conseguirem informar os fornecedores por meio de Nota Fiscal estarão isentas de multa, já que o responsável é identificado. “O Ipem está fazendo a rastreabilidade através de notas fiscais para chegar aos fornecedores (industria ou importadores) para serem autuados. Se o intermediário (comerciante) não comprovar a origem através de documentos fiscais, acaba assumindo a responsabilidade e recebendo o auto de infração, ou seja, a multa”.

A coleta de produtos têxteis para análise físico químico é mais abrangente e vai além da Operação Especial do Dia das Mães. O monitorado vem sendo realizado em Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande e seguirá para outras cidades. As próximas serão Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Primavera do Leste e Sinop. Trata-se de uma ação de rotina desencadeada pelo Ipem.

No caso da Operação Especial da próxima semana (de 07 a 11 de maio), o foco serão os produtos que envolvem moda feminina. Entre eles, lingerie, camisola, baby doll. Os produtos que apresentarem inconformidade também acarretarão multa ao fornecedor.

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

Capacitação - Na semana passada a equipe técnica do Ipem-MT parou por dois dias (02 e 03 de maio) os trabalhos em campo. Isso devido a mais um curso de capacitação voltado para a área têxtil e elétrica, envolvendo coleta e análise do produto em campo. As aulas presenciais foram ministradas pela diretora de Avaliação da Conformidade, Marli do Nascimento e o coordenador da Fiscalização da Avaliação da Conformidade Bento Francisco Gomes Bezerra (produtos têxteis) e a técnica fiscal metrológica Roselei Olma Sichinel que explanou sobre materiais elétricos. Trata-se de uma ação de multiplicadores já que fizeram o curso no Inmetro e repassaram os conhecimentos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO