Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Frente de incêndio em parque de MT é controlada pelo Corpo de Bombeiros

27.08.2016
09:17
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Avanço do fogo para o topo da serra foi impedido com uso de avião
O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar, nesta sexta-feira (26), uma das frentes do incêndio que atingiu o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 562 km de Cuiabá. O incêndio teve início no dia 19 de agosto e, em apenas cinco dias, consumiu pelo menos 2 mil hectares de mata. O parque tem 158,6 mil hectares e a região atingida pelo fogo é de difícil acesso.

Os bombeiros chegaram no parque para combater o fogo no dia 22. Segundo a corporação, após a realização de um aceiro de mais de 4 km dentro da mata, a frente sul do fogo foi controlada. A expectativa dos militares é de que o fogo se extingua ainda neste sábado (27), caso as condições climáticas - como a força e a direção do vento - auxiliem no trabalho.

Agora, segundo os bombeiros, parte do efetivo está concentrada em impedir o avanço do incêndio na frente norte, a fim de impedir que o fogo chegue ao topo da serra. Ontem, as chamas chegaram a subir o paredão, conforme os bombeiros, mas o avanço foi impedido devido ao trabalho do avião de combate a incêndio florestal.

Ranking

Segundo o último informativo do Corpo de Bombeiros, divulgado nesta terça-feira (23), o Parque Estadual Serrá de Ricardo Franco teve 3,56% da área total queimada em 2015, ficando em 5º lugar no ranking de cicatriz de queimadas em unidades de conservação estadual. Ao todo, mais de 5,6 mil hectares foram queimados durante o ano passado.

O ranking de 2015 foi liderado pelo Parque Estadual do Araguaia, que teve 59,4 mil hectares (26,6%) de mata queimada, seguido pela Área de Preservação Ambiental da Estrada de Chapada dos Guimarães, com 32,6 mil hectares (12,9%) de área queimada.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO