Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Fundação recebe área para construção de Hospital do Câncer em Sinop

16.07.2012
16:05
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Fundação de Saúde Comunitária de Sinop (Hospital Santo Antônio) irá receber da Colonizadora Sinop a doação de mais um espaço para ampliação das instalações da instituição. Serão doados 12,6 mil metros quadrados de área, avaliados em cerca de R$ 3 milhões. 

De acordo com o gerente administrativo da Colonizadora, Carlos Celso Martins, a diretoria do Hospital procurou a empresa em setembro do ano passado. 

“Na época fizemos uma visita ao Hospital Santo Antônio, conhecemos toda a estrutura que a instituição possui atualmente, o que já a faz ser referência em todo Mato Grosso, e tivemos acesso às pretensões da diretoria da Fundação, que nos explicou sobre a necessidade de ampliar o Hospital. Diante do nosso compromisso social com Sinop não podíamos deixar de atender a esta solicitação, que com certeza irá beneficiar diretamente os moradores de Sinop e região”, afirmou Martins. 

Segundo o administrador do Hospital Santo Antônio, Wellington Randall Arantes, parte da área será destinada a construção do Hospital do Câncer. A instituição já possui uma ala de Oncologia. 

“A Fundação tem, dentro de seu plano diretor, o projeto de implantação do serviço de Radioterapia e Braquiterapia, que, somados ao procedimento de Quimioterapia já existente na ala de oncologia, darão início ao funcionamento do Hospital do Câncer de Sinop. Os recursos para construção e compra de equipamentos são garantidos pelo Ministério da Saúde”, explicou Arantes. 

O plano diretor da Fundação prevê a instalação de mais 50 leitos de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliação de 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 25 leitos de internação de outros convênios, instalação de outra UTI Pediátrica e uma UTI Cardiológica. 

“O Hospital conta atualmente com 141 leitos e irá aumentar este número para 241. Poderemos ampliar, por meio do SUS, mais de 400 internações por mês”, acrescentou o administrador do Hospital.

No espaço doado pelo Grupo Sinop, a diretoria da Fundação deve ampliar ainda a área de apoio para os funcionários, área de atendimento de consultórios, apartamentos, estacionamento, deverá construir um novo centro cirúrgico obstétrico e uma creche para atender aos filhos dos funcionários. 

FACULDADE - Outro fator determinante para a doação da área pela Colonizadora Sinop foi a implantação da Faculdade de Medicina no município, uma vez que as residências médicas serão realizadas no Hospital Santo Antônio. 

“A instituição foi procurada para servir de campo de estágio para os acadêmicos do curso. Como a Fundação vai gerir o funcionamento do Hospital Regional de Sinop [HRS] e Urgência e Emergência, a unidade HRS servirá como hospital escola e o Hospital Santo Antônio como residência médica”, declarou Arantes. 

Para o gerente administrativo da Colonizadora Sinop, a implantação do curso de Medicina é uma grande conquista para Sinop. 

“É um curso que deverá atrair a implantação de outros cursos da área da saúde. É um fator também que irá mexer com toda a economia local, irá gerar várias vagas de emprego, tanto com relação à Faculdade como também com a ampliação do Hospital”, declarou Martins.

A cerimônia de entrega oficial da área será realizada no dia 17 de julho, às 19h, no Hospital Santo Antônio. 

HISTÓRICO DE DOAÇÕES - Esta será a terceira doação de área que o Grupo Sinop faz ao Hospital Santo Antônio. Primeiro a empresa doou a quadra 32 do Jardim Paraíso (18,9 mil m²). Em 2006, a Fundação recebeu mais 4,2 mil metros quadrados, referentes à parte da quadra 31 do mesmo bairro. Com a doação mais recente, o Hospital Santo Antônio ficará com uma área de 35,7 mil metros quadrados (equivalente a cerca de R$ 10 milhões). 

“Graças ao apoio da Colonizadora Sinop é que o Hospital Santo Antônio tornou-se referência para atendimento médico no Norte do Estado, sendo hoje o terceiro maior hospital de Mato Grosso. Por meio da iniciativa da empresa mais serviços poderão ser implantados na instituição, haverá crescimento em tecnologia, o que irá oportunizar a chegada de novos profissionais ao município. Todos estes fatores geram benefícios diretos àqueles que necessitam de atendimento do setor de saúde”, destacou o administrador do Hospital. 

O Grupo Sinop é responsável pela fundação de vários municípios no estado do Paraná e região Norte de Mato Grosso (Sinop, Vera, Claudia e Santa Carmem). Uma das prioridades da empresa é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões as quais está ligada. 

“A Colonizadora Sinop, assim como o Grupo Sinop, tem um compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões e cidades onde atua. Sabemos que as ampliações e melhorias no Hospital Santo Antônio também trarão benefícios para municípios como Vera, Santa Carmem e Claudia. Pensamos sempre no todo, na abrangência de uma ação. Assim atendemos ao anseio de nossos pioneiros, como o senhor Enio Pipino e João Pedro Moreira de Carvalho, por exemplo”, finalizou o gerente administrativo da Colonizadora Sinop.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO