Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Gestores municipais e equipe da Sejudh discutem a prevenção ao uso de drogas em Sorriso

23.06.2016
15:22
FONTE: Decom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Percorrer o interior de Mato Grosso para fortalecer uma nova proposta de enfrentamento ao problema das drogas, a prevenção. É este o objetivo da ação que a Sejudh começa a promover hoje (23), em Sorriso, por meio de uma série de reuniões com representantes da Administração Municipal, técnicos, juízes, promotores e conselheiros. A primeira foi realizada nesta manhã, no Paço Municipal, com a presença de representantes de todas as secretarias municipais.

O novo padrão, proposto pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), se opõe ao que vinha sendo praticado até então: a repressão. O Plano de Assessoramento em Políticas sobre Drogas – Ações 2016, foi lançado no dia 11 de maio em Cuiabá e oito cidades já receberam a visita da equipe da Sejudh para descentralizar as ações.

Paulo destaca que o município já vem desenvolvendo ações que seguem exatamente este novo caminho, o da prevenção junto às crianças. Um dos exemplos apontados pelo superintendente é justamente o Lions Quest, iniciativa que vem sendo realizada no município desde 2013 e trata questões ligadas à disciplina por meio de parceria com o Lions Club.  

O secretário de Governo e Segurança Pública de Sorriso, Hélio da Silva Vieira, explica que a iniciativa da Sejudh vem ao encontro do trabalho realizado pelo município, que além do Lions Quest, também atua junto à comunidade em ações desenvolvidas pela parceria com instituições como o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. “Certamente as reuniões contribuirão muito para que o trabalho de combate ao uso de drogas seja intensificado no município, sempre com foco na prevenção”, destaca.

A agenda da Sejudh no município segue no período da tarde, das 14 h às 17h, quando a reunião será com os vereadores. À noite, das 19 h às 21 horas, a reunião será no Centro de Eventos Ari José Riedi, com profissionais das secretarias de Saúde, Assistência Social, Segurança e Educação, tanto da esfera municipal quanto estadual.

Já amanhã (24), das 9 h às 12 horas, a reunião será com juízes e promotores do Ministério Público. No período da tarde, das 14 h às 17 horas, a equipe da Sejudh conversa com os integrantes do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e do Conselho Tutelar, no Centro de Eventos Ari José Riedi.

Em pauta, além do novo paradigma das políticas sobre drogas, as diretrizes internacionais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, o plano estadual de assessoramento de políticas sobre drogas, o fortalecimento da rede de proteção, a criação e o fortalecimento do conselho municipal e a importância da educação na prevenção do uso de drogas.

Semana Nacional de combate às Drogas 

O próximo domingo, dia 26 de junho, é o “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”. No Brasil é realizada a “Semana Nacional de Combate às Drogas”, que neste ano será de 20 e 26 de junho. Durante esta semana são executadas em todo o país ações de fortalecimento das políticas públicas sobre drogas, abordando os aspectos contemplados nos cinco Eixos Estruturantes da Política Nacional sobre Drogas: Educação e Prevenção, Tratamento, Recuperação e Reinserção Social, Redução dos Danos Sociais e à Saúde, Redução da Oferta e Estudos, Pesquisas e Avaliações.

“Para atingir este objetivo foi construído, em articulação com outras secretarias de governo e em parceria com a sociedade civil organizada, o Plano Estadual de Assessoramento em Políticas sobre Drogas, que até o final deste ano será desenvolvido em 17 municípios onde serão apresentados, além do novo paradigma mundial das políticas sobre drogas e as diretrizes internacionais de prevenção ao uso de álcool e outras drogas, metodologias de prevenção que tem apresentado em esfera mundial, através de evidências científicas, resultados positivos”, explica Paulo Roberto.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO