Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governador defende que Conselhos de Segurança são fundamentais no combate ao crime

09.12.2016
16:51
FONTE: Larissa Malheiros | Casa Civil

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Durante o Encontro Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), o governador do Estado, Pedro Taques, declarou que os Consegs têm papel fundamental na complementação de ações que envolvam o combate ao crime e à violência. O evento foi realizado na tarde de quinta-feira (08.12), no auditório Clóves Vettorato, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

“Os Conselhos Comunitários são formados por pessoas que se dispõem a colaborar com o Estado. Nós não temos condições de colocar um policial militar em cada quarteirão. Por isso, a importância dos Conselhos. O policial precisa do cidadão daquele bairro, que conhece a região, conhece os problemas do local, para trabalharmos em cima daquele problema”, explicou.

Cerca de 400 pessoas participaram do evento. Entre eles, a presidente da Federação Mato-Grossense dos Conselhos de Segurança, Marcia Santos. Ela destacou a relação dos conselheiros com o Estado, e reforçou o papel da categoria junto à sociedade. “Temos que caminhar juntos, para que nosso papel tenha efeito. Não podemos esquecer que o Governo é nosso parceiro e que juntos teremos mais êxito no desempenho de auxiliar nossos colegas policiais”, assegurou.

Neste sentindo, Taques complementou o papel da autoridade militar. “Eles representam a mão do Estado. Atingir um policial é atingir a própria existência do Estado”.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, enfatizou que a participação dos Consegs nas ações da polícia é de extrema importância. “É com base nas informações e na atuação dos Conselhos que nós desenvolvemos ações integradas. Parte significativa da atuação da segurança é fruto da participação deles e dos líderes comunitários”. frisou Rogers.

O encontro contou também contou com a presença do palestrante Ricardo Balestreri, que explanou sobre obre a importância dos Conselhos de Segurança e seus papéis, além de abordar assuntos como a integração da comunidade com autoridades, propostas das autoridades para definições de prioridades da segurança, interação da população com unidades policiais, entre outros.

O evento foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Adjunta de Relações Políticas da Casa Civil e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO