Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governador exonera diretor de cadeia de MT após fuga de 27 detentos

12.02.2015
07:23
FONTE: Kelly Martins/G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques, exonerou o servidor público Henrique Francisco de Paula Neto do cargo de diretor da Cadeia Pública de Nova Mutum, município distante 269 km de Cuiabá, após a fuga de 27 detentos da unidade prisional no último dia 5. O ato de exoneração publicado no Diário Oficial, que circulou nesta quarta-feira (11).

O ex-diretor foi preso em flagrante por prevaricação e facilitação qualificada de fuga. Ele está detido na Cadeia de Santo Antônio do Leverger, onde também estão dois agentes penitenciários que atuavam na cadeia de Nova Mutum e que também respondem pelos mesmos crimes. A reportagem tentou entrar em contato com a defesa do ex-diretor, mas não obteve êxito.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Henrique Francisco continuará como servidor público e deverá receber o salário normalmente. O órgão, informou a assessoria de imprensa, que está investigando os fatos e que após a conclusão do inquérito da Polícia Civil deverá abrir um Procedimento Administrativo (PAD) contra o ex-diretor e os agentes penitenciários da cadeia pública.

Os três já tiveram a prisão em flagrante convertida para preventiva por determinação do juiz Myrian Pavan, da Comarca de Nova Mutum. Diversas denúncias pesam contra eles e que foram relatadas em depoimentos no inquérito. Ao G1, a delegada Angelina de Andrade, responsável pela investigação, disse que já colheu diversos relatos de presos sobre suposta facilitação na entrada de drogas e outros objetos dentro da unidade. No processo criminal consta o depoimento de um preso revelando que o ex-diretor e os dois agentes cobrariam entre R$ 800,00 e R$ 1,5 mil para liberar o consumo de entorpecentes na cadeia.

Porém, a delegada pondera que as denúncias ainda estão em fase de análise e que não há confirmação do suposto suborno. Ela disse ainda que deverá concluir o inquérito ainda nesta semana e encaminhará para Justiça. Até o momento, 12 presos foram recapturados e 15 continuam foragidos, segundo a Polícia Militar.

Fuga
Na madrugada de quinta-feira, 27 detentos da Cadeia Pública de Nova Mutum conseguiram fugir da unidade pela porta da frente. Com ajuda de duas mulheres que foram ao local e conseguiram dopar dois agentes penitenciários, os presos abriram as celas e deixaram a unidade prisional.

Segundo a Polícia Civil, a namorada de um dos fugitivos teria ido levar bebida alcoólica ao companheiro na cadeia. Depois da entrega da bebida, as duas mulheres teriam ficado na frente da unidade conversando com os agentes, que foram dopados por alguma substância química ainda não identificada pela polícia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO