Mato Grosso, 29 de Março de 2024
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Governador palestra sobre infraestrutura e logística em fórum

27.09.2016
16:46
FONTE: Ericksen Vital | Sinfra-MT

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  • Governador de Mato Grosso, Pedro Taques

Em viagem a São Paulo, o governador Mato Grosso, Pedro Taques, palestrou na manhã desta terça-feira (27.09) sobre a “Logística como Fator de Competitividade”, durante o 4º Fórum de Infraestrutura e Logística, realizado no Hotel Hilton pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide).

Aos participantes, Taques apresentou os desafios que Mato Grosso vem superando para poder potencializar a sua atual infraestrutura, visando assegurar uma maior performance no cenário econômico mundial, diminuindo assim os seus elevados custos de transporte.

“Brasil teve superávit de 65 bilhões de dólares em cinco anos. Mato Grosso teve superávit 61 bilhões de dólares. Nosso Estado ajuda o Brasil, mas o país tem que ajudar o nosso Estado. E essa ajuda se faz necessária na questão da logística. Sou governador de um Estado que produz muito, mas poderíamos produzir muito mais se tivermos uma melhor infraestrutura”, asseverou.

Cenário econômico

Mato Grosso é o maior exportador de grãos do Brasil, com seus produtos sendo majoritariamente destinados para o mercado Chinês, e possui o maior rebanho bovino (29%) do país, sendo também responsável por 68% da produção nacional de algodão.

No entanto, destacou o governador, o Estado ainda possui dificuldades logísticas severas. Como exemplo, o município de Sorriso, o maior produtor de soja do Brasil, está localizado a 2.020 km do porto de Santos. Além disso, tem baixa densidade de rodovias pavimentadas e ferrovias, e a inexistência de hidrovias em operação. Elementos que dificultam a competitividade do Estado.

Estradas: 1 mil km concluídos

Durante a palestra, o governador também apresentou os números obtidos durante o período de um ano e nove meses de sua gestão.

Taques disse que foram concluídos, até agora, com o programa Pró-Estradas, exatos 1.065 quilômetros de rodovias, entre obras de pavimentação e reconstrução das estradas que estavam destruídas por conta da falta de manutenção.

“São rodovias que buscam viabilizar os principais eixos logísticos, por onde são transportados grande volume de carga de 50 milhões de toneladas de grãos”, comentou.

Os dados mostram que ações estão focadas na melhoria da infraestrutura, e superam o período entre 2011 e 2014, quando foram feitos apenas 886 km de asfalto.

“Estamos promovendo uma correção histórica para tentar superar os gargalos logísticos de Mato Grosso, que precisaria neste momento de pelo menos mais de 10 mil km de rodovias pavimentadas, para se equiparar ao Maranhão. Na atualidade, o Estado tem pouco mais de 10 mil km pavimentados, entre federais e estaduais, e outros 25 mil km estaduais ainda sem asfalto”, pontou o secretário da Sinfra Marcelo Duarte, que também falou no painel de logística do Fórum em São Paulo.  

Portos do Arco Norte

O governador ressaltou que tudo isso vai ao encontro do potencial de Mato Grosso, que tem duas safras ao ano e alcança uma produção agrícola que cresce 11% ao ano.

Taques explicou ainda que o Estado trabalha também para o desenvolvimento de nova rota de exportação pelos Portos do Arco Norte (29% dos grãos exportados), e já vem colhendo frutos com a experiência de sucesso adquirida com os investimentos previstos, utilizando-se dos recursos do Fundo Estadual de Transporte (Fethab), recém reformado.

Marcelo Duarte disse que Mato Grosso vem retomando o Plano de Concessões. “Acreditamos que o plano que estamos desenvolvendo tem grande potencial de concessão pura. Identificamos cinco trechos, que somados chegam a 740 km de concessões, podemos chegar a um total de contratos de R$ 9 bilhões em 30 anos. Um caso de sucesso é a concessão da rodovia MT-130, por onde passam 15 mil eixos mês, levando carga ao terminal ferroviário da Rumo-ALL”, disse.

Outra medida levada em consideração é o estimo para o desenvolvimento do transporte aéreo. No Estado, estão em funcionamento 36 aeródromos, incluindo o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, e quatro aeroportos com aviação regional (Azul) e sete com aviação regular da Asta (estadual). Na atualidade, já está em andamento o programa de investimento em aeroportos regionais com recursos do Fethab e do Governo Federal.

"Planejamos investimentos em aeroportos que irão potencializar o turismo mato-grossense, que tem diversos atrativos para turistas de todo o mundo", disse o secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Nigro.

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