Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Governo do Estado busca solução para a judicialização da saúde

27.02.2015
12:00
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A judicialização indiscriminada do direito à saúde tem sido pauta de constantes discussões na atual gestão do Governo de Mato Grosso. Buscando medidas para reduzir esse fenômeno, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem trabalhado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo (SES/SP), que tem expertise no assunto. 

Para tanto, foi realizado nos dias 24 e 25 deste mês um fórum de discussões acerca da implantação de um sistema informatizado que possibilita o controle das demandas judiciais. 

Implantado desde 2010 em todo o estado de São Paulo, o sistema S-CODES, será doado a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso por meio de um Termo de Cooperação Técnica que será firmado entre os governos de São Paulo e Mato Grosso. 

A coordenadora da Demanda Estratégica Judicial da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, Paula Sue Facundo de Siqueira, esteve presente nas reuniões e explicou que o objetivo dessa cooperação técnica é a transferência de conhecimento e tecnologia para melhor tratar e entender o fenômeno da judicialização local. 

“O fenômeno da judicialização da saúde é comum em toda Federação, mas cada região tem um perfil muito próprio e peculiar. O que se trouxe aqui foi uma experiência exitosa de São Paulo que pode ser adaptada à realidade mato grossense”, explicou. 

Satisfeito com a parceria firmada, o procurador de Justiça do Estado de São Paulo, responsável pela área da judicialização, Luiz Duarte de Oliveira, afirmou que o desafio será grande e que o maior ponto positivo é a vontade da gestão estadual em reestabelecer a organização da judicialização da saúde. “Fiquei extremamente entusiasmando com o que vi aqui. É nítida a vontade política do gestor em diagnosticar as possíveis falhas de assistência pública e controlar a judicialização”. 

"Mato Grosso tem buscado a expertise e o apoio de estados e instituições que obtiveram êxito em um campo que estamos entrando agora. Atualmente temos aproximadamente 1.800 processos judiciais dentro da Secretaria de Saúde e precisamos fazer o acompanhamento de todas as demandas, que algumas vezes acabam sendo duplicadas. Por isso iremos firmar essa parceria com o Estado de São Paulo, sem ônus para Mato Grosso e cumprindo o que foi definido para no Acordo de 100 dias", finalizou o secretário de Estado de Saúde, Marco Bertúlio. 

Durante as reuniões foi apresentado e discutido um Plano de Ação Preliminar para organização dos processos de trabalho de demanda judicial do Sistema Único de Saúde (SUS) de Mato Grosso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO