Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governo investe em ações de ressocialização em Lucas do Rio Verde

24.03.2015
17:43
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O governador Pedro Taques inaugurou nesta terça-feira (23.03) o Centro Socioeducativo do Adolescente em Lucas do Rio Verde. O Centro vai disponibilizar 30 vagas para atender também os municípios de Nova Mutum e Sorriso. Também com parceria do governo do Estado o governador visitou o Complexo Industrial de Produção de Artefatos de Cimento Vida Nova, construído para ofertar trabalho aos recuperandos lotados no Centro de Ressocialização de Lucas do Rio Verde. 

As ações foram realizadas em pareceria pelo município e Governo de Mato Grosso. O governador Pedro Taques afirmou que o desafio desta gestão é criar uma nova realidade para Mato Grosso. “Adolescentes cometem atos infracionais na maioria das vezes por falta de oportunidade. Se for por isso cabe ao Estado reconhecer a sua incompetência e trabalhar para transformar essa realidade”, afirmou. 

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, a inauguração do prédio do Socioeducativo é um marco para a sociedade que agora possui uma instituição para educar os adolescentes e ao mesmo tempo mantê-los próximo aos familiares. “É a meta do nosso governo ressocializar por meio da educação e do trabalho”, afirmou. 

Durante a visita no Complexo Municipal Industrial de Produção de Artefatos de Cimento Vida Nova, Taques conheceu a estrutura e conversou com os recuperandos. O projeto é fruto de uma parceria entre o governo do Estado por meio da Fundação Nova Chance (Funac) e a prefeitura de Lucas do Rio Verde. Hoje, Lucas do Rio Verde conta com mais de 200 recuperandos. 

Inaugurada em julho de 2014, a fábrica inicialmente tem a capacidade de empregar 100 pessoas. A iniciativa beneficia os recuperandos com a remissão de pena e com um salário mínimo, que parte é enviada para a família e outra parte é depositada em uma conta que poderá ser acessada ao final da pena. 

Segundo o secretário Márcio Dorilêo, a Funac, por meio de parceria investe em projetos como este para inserir os recuperandos no mercado de trabalho. A iniciativa beneficia pessoas como Joilton da Cruz Silva, 30, que trabalha na produção de artefatos de cimento em Lucas do Rio Verde. Ele agradeceu pessoalmente o governador Pedro Taques pelo empenho do governo do Estado na socialização dos recuperandos. 

Joilton trabalha oito horas por dia fabricando pavers, blocos de concreto e tubos que são, em sua maior parte, adquiridos pelo próprio município que destina os produtos para obras na cidade. “Aqui eu tenho oportunidade de trabalhar para ir embora mais cedo e também ter um salário para ajudar a família. Vou sair daqui com uma profissão e com isso eu ganho e a sociedade também ganha. É um ladrão a menos nas ruas e um trabalhador a mais. Estou há um mês nesse trabalho e gostando muito”, avaliou. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO