Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Governo lança editais para gestão de museus e galerias de arte de MT

19.01.2017
09:35
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Edital prevê terceirização do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, em Cuiabá
O Governo de Mato Grosso lançou nessa quarta-feira (18) editais para empresas interessadas em gerir os museus e galerias de arte do estado. De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura (SEC-MT), as empresas serão responsáveis pela administração do espaço e a realização de atividades e programas para promover o patrimônio artístico do estado.

Ao todo, as organizações devem gerir quatro museus e uma galeria de arte pelo período de cinco anos e irão vigorar de 2017 a 2021. Os valores repassados a estas instituições também foram revistos e ampliados. O contrato para a terceirização de um dos locais deve custar, por exemplo, a R$ 6 milhões.

O edital contempla o Museu de Arte, Museu de Arte Sacra, Museu Histórico, Museu de História Natural e Galeria Lava Pés, todos em Cuiabá. As unidades devem ter o horário de atendimento ampliados.

As empresas devem ser responsáveis pela administração do espaço e gerenciamento da programação e conteúdo dos espaços. Além disso, segundo o governo, o objetivo é que as instituições fortaleçam e democratizem o acesso às artes à cultural no estado.

De acordo com a SEC, as unidades já eram terceirizadas e os editais servem para renovação do contrato. No entanto, um edital prevê, pela primeira vez, a terceirização do recém-inaugurado Memorial Rondon, idealizado para comemorar os 150 anos do Marechal Cândido Mariano da Silva. A obra ficou 10 anos parada e concluída recentemente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO