Mato Grosso, 02 de Maio de 2024
Mato Grosso

Governo prioriza gerenciamento de projetos para garantir obras de qualidade à população

10.03.2015
08:17
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Por determinação do governador Pedro Taques, a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), o Gabinete de Projetos Estratégicos e a MT - Participações e Projetos S.A (MT-PAR) atuarão de forma integrada na elaboração e gerenciamento de projetos do Estado. A medida visa garantir a eficiência e qualidade das obras e serviços que serão entregues aos cidadãos. 

“O trabalho em conjunto resultará em um melhor gerenciamento dos projetos. Todos estarão alinhados com as prioridades de governo e cada etapa de execução será monitorada. Onde surgirem obstáculos, o governo ‘entrará em campo’ para removê-los”, afirmou o secretário de Planejamento, Marco Marrafon. 

Na primeira reunião entre as equipes, realizada nesta segunda-feira (09.03), foram definidas as competências de cada órgão. A revisão da metodologia de projetos do governo do Estado será realizada pela MT-Par e deverá passar por aprovação da Seplan. 

Ao Gabinete de Projetos Estratégicos caberá buscar iniciativas de sucesso em outros estados, apresentar propostas de projetos para as outras secretarias e monitorar os projetos de alta complexidade. 

Ficará sob responsabilidade da Seplan a estruturação do Escritório Central de Gerenciamento de Projetos (EGP Central), que irá coordenar a implantação dos escritórios setoriais e as atividades desenvolvidas por eles, fornecer o suporte metodológico necessário, incentivar a atualização do sistema de gestão de projetos dentro dos prazos estabelecidos, promover a visibilidade e transparência das informações dos projetos, executar treinamentos das equipes, alinhar os projetos à estratégia organizacional e preservar as informações históricas, o banco de projetos e os ativos organizacionais. 

A Seplan e o Gabinete de Projetos Estratégicos atuarão em conjunto para auxiliar o governador na definição dos projetos estratégicos de governo. Já a elaboração e distribuição de relatórios à alta gestão e o apoio às equipes de projeto serão promovidos pelos três órgãos. 

“A integração entre Seplan, Gabinete de Projetos Estratégicos e MT-Par garantirá a melhoria da metodologia aplicada para execução dos projetos, bem como do controle de prazos, recursos e andamento dos mesmos, o que vai gerar benefícios diretos aos cidadãos”, destacou o secretário de Projetos Estratégicos, Gustavo Oliveira. 

Ações 
Para viabilizar o início efetivo dos trabalhos, técnicos da MT-Par vão realizar nos próximos 30 dias uma avaliação sobre a atual capacidade do Estado em gerenciar projetos. Também serão promovidas alterações no Decreto nº 2.100/2014, que institui o EGP Central, com o objetivo de definir novas normas para gestão de projetos em Mato Grosso. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO