Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Grileiros invadem fazenda e acampam em área de preservação em MT

30.05.2016
16:43
FONTE: G1MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Uma fazenda localizada na comunidade Linha Gaúcha, a cerca de 40 km de Sinop (município a 503 km de Cuiabá), foi invadida por grileiros na última semana. Segundo o produtor rural Célio Riffel, que mora ao lado da fazenda ocupada, cerca de 50 pessoas montaram acampamento em uma região de mata da propriedade, que seria uma Área de Preservação Permanente (APP).

“Eles chegaram na fazenda na última quinta-feira (26) e ameaçaram invadir até três mil hectares aqui na região. Nós estamos preocupados e até mesmo já registrei um boletim de ocorrência para tentar me prevenir, mas sabemos que isso não basta e tenho medo que entrem na minha propriedade também”, disse.

O proprietário da área seria o produtor rural Edir Rossato. Segundo Célio, o dono da fazenda mora em Sinop e esteve no local no último sábado (28), acompanhado de seu advogado, para conversar com os ocupantes. O G1 não conseguiu contato com o advogado ou o proprietário da fazenda invadida.

“Eles falaram para o Edir que o terreno é de propriedade da União, que eles têm direito de ocupar o lugar, mas nós sabemos que foi uma área comprada pelo Edir. Inicialmente pertencia a uma colonizadora, mas já foi vendida duas vezes após isso. Moro aqui há 27 anos. Não tem nada de irregular no local, não se trata de uma área da União”, disse Célio.

O dono da fazenda invadida entrou com o pedido na Justiça de desocupação e reintegração de posse da área nesta segunda-feira (30). Ele também teria registrado um boletim de ocorrência contra a invasão, mas a polícia, até o momento, não esteve no local, segundo o produtor Célio Riffel.

Invasão de terras
Recentemente, ao menos 22 fazendas da região de Juína, a 737 km de Cuiabá, foram invadidas por grupos de grileiros. Segundo o Sindicato Rural do município, os invasores escolhiam áreas de projetos de manejo sustentável ou de preservação permanente, dividiam as áreas em lotes e comercializavam ilegalmente o direito de exploração da terra.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO