Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Grupo Flor Ribeirinha lançará o espetáculo Nandaia

15.06.2015
07:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, lançará  nos próximos dias 26, 27 e 28 de junho, ás 20 horas, no teatro Zulmira Canavarros da Assembleia Legislativa, o seu novo espetáculo Nandaia, que contará com a participação especial do corpo de baile do Ópera Ballet e também das cantoras Vera e Zuleika, que marcaram a história do rasqueado cuiabano. O espetáculo terá ainda a participação da Companhia de Teatro Cena Onze com a direção cênica de Flavio Ferreira e a direção musical de  Edmilson Maciel.  

   O espetáculo intitulado Nandaia consiste na valorização da cultura regional. No conhecimento popular dos ribeirinhos, atrelado a herança dos índios coxiponés, Nandaia  significa "pássaro", que se tornou um hino nas composições da música e dança do Siriri. Neste contexto, o espetáculo faz uma homenagem as várias manifestações tradicionais como a dança do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade; os Mascarados de Poconé; o louvor a São Benedito; o rasqueado cuiabano, O Cururu e o Siriri, além de homenagear personagens como Maria Taquara, entre outros. 

   As apresentações no teatro Zulmira Canavarros tem o objetivo de arrecadar fundos para que o grupo Flor Ribeirinha possa realizar  uma nova turnê. O grupo foi selecionado e convidado para representar o Brasil em Festivais Internacionais de Folclore na Itália, para levar em sua bagagem a força e beleza da cultura popular mato-grossense. Os ingressos para o espetáculo Nandaia custam R$40,00, com direito a uma camiseta personalizada com o nome do espetáculo ou R$ 20,00, sem a camiseta.
 
Conforme Avinner Augusto, coreógrafo do Grupo Flor Ribeirinha, o espetáculo também conta com a intervenção do artista plástico, Adriano Figueiredo junto ao novo figurino do Flor Ribeirinha, que mostrará vários elementos regionais como exemplo a viola de cocho, peixes, manga, caju, além de belezas naturais de Cuiabá e do Pantanal. Ele frisou que o espetáculo enaltece ainda mais a beleza da arte regional e  valoriza a identidade cultural. “É um espetáculo de vida e cores, que contribui para que a cultura genuinamente mato-grossense, possa continuar rompendo as fronteiras e ganhando reconhecimento nacional e internacional”, observou. 
 
A dirigente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor ressaltou a importância do espetáculo para a comunidade e adiantou que o grupo vai apresentar além do Siriri, a vida ribeirinha  a religiosidade do povo e as manifestações, com o objetivo de preservar as raízes da cultura popular.”Contamos com a presença da população no teatro para nos prestigiar. Apesar das dificuldades, me sinto feliz pela realização deste sonho. Agradeço a Deus,  a minha família e os amigos que nos ajudam nesta luta em prol da cultura mato-grossense”, finalizou Domingas.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO