Mato Grosso, 20 de Abril de 2024
Mato Grosso

Grupo Flor Ribeirinha supera expectativa do público com a apresentação de Nandaia

01.07.2015
10:10
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, atraiu um grande público durante os três dias de apresentação do espetáculo Nandaia, no Teatro do Cerrado  Zulmira Canavarros, no período de 26 a 28 de junho. O lançamento contou com a participação especial do Corpo de Baile do Ópera Ballet, das cantoras Vera e Zuleica e também da Companhia de Teatro Cena Onze. A Direção cênica foi de Flávio Ferreira e a Direção musical de Edmilson Maciel. Nandaia, de acordo com o conhecimento dos ribeirinhos, significa "pássaro", vem da origem indígena. Neste contexto, o espetáculo retratou as diversas expressões da cultura popular mato-grossense. 


As cenas foram marcadas desde o início com o hino de Mato Grosso, com a entrada do Flor Ribeirinha e Corpo de Baile do Ópera Ballet. As cantoras e compositoras, Vera e Zuleica iniciaram com a "prece ao luar", "Pantanal Solidão" e outras canções. Em seguida, foram apresentadas as danças do Chorado de Vila Bela da Santíssima Trindade e dos Mascarados de Poconé. As demais cenas, seguiram com poemas de Silva Freire, o choro das águas, além do rasqueado cuiabano, que contagiou o público.
 
A religiosidade também foi evidenciada pelas festas de São João e de São Benedito, com uma  procissão. O espetáculo também homenageou personagens da cuiabania como Maria taquara, e destacou no palco o canoeiro, o boiadeiro com o seu berrante e a cerâmica de São Gonçalo Beira Rio. Em seguida foram apresentados o canto e a dança do Cururu. O Siriri, com o grupo Flor Ribeirinha, transmitiu muitas alegria e cores. Uma das novidades apresentada no Nandaia, foi o novo figurino do Flor Ribeirinha que contou com o trabalho do renomado artista plástico, Adriano Figueiredo. O figurino traz elementos da cultura como a viola de cocho, peixes, manga, caju e  outros. Todo o espetáculo teve a coreografia de Avinner Augusto e Verônica Weber. 
 
Conforme Avinner Augusto, o trabalho apresentou uma forma inovadora no palco e valorizou ainda mais a produção artística do Estado, pois o espetáculo marca a história da produção cultural mato-grossense. Ele frisou que o Nandaia superou as expectativas do público. "Foi emocionante ver o Teatro Zulmira Canavarros lotado e foi impressionante ver as pessoas ovacionarem a beleza das nossas tradições. A alegria foi maior ainda quando as pessoas nos solicitaram reapresentações do espetáculo",  disse ele.
 
As apresentações no teatro tem o objetivo de arrecadar fundos para que o grupo Flor Ribeirinha possa realizar  uma nova turnê. A dirigente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, ressaltou que o grupo foi convidado para representar o Brasil no mês de agosto,  em Festivais Internacionais de Folclore na Itália. "Este convite para o nosso grupo se apresentar na Itália é o reconhecimento da nossa cultura no cenário internacional” finalizou 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO