Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Dr. Gilmar de Oliveira - Hipertensão: a vilã da saúde do luverdense

29.04.2016
17:02
FONTE: Kimberly Schäfer | ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gilmar de Oliveira é cardiologista. Formado em medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), se especializou em cardiologia no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre (RS) (Foto: Reprodução)

Gilmar de Oliveira é um médico de Lucas do Rio Verde com especialização em cardiologia. Formado em medicina na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) se especializou em cardiologia no Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre, além de especialização em ecocardiografia. Todo processo acadêmico durou 11 anos, e em janeiro de 2007 Gilmar chegou à  Lucas do Rio Verde.

 
Ser cardiologista é um sonho desde o tempo de menino. Segundo Dr. Gilmar, o contato com a medicina se deu desde criança, tendo em vista que o cardiologista nasceu com cardiopatia congênita e foi submetido a uma cirurgia com 10 anos de idade.
 
Em entrevista cedida ao ExpressoMT na última quinta-feira (28), o cardiologista Gilmar de Oliveira elucidou alguns pontos da doença cardiovascular crônica que mais atinge os brasileiros: a hipertensão.
 
O doutor explica que a hipertensão é nada mais que uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue, a também chamada ‘pressão alta’.
 
Segundo Dr. Gilmar, é muito importante tratar a hipertensão para que se evitem problemas futuros como derrame cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e problema nos rins. “O rim é um órgão que filtra todas as impurezas, então se o sangue chegar com a pressão alta ‘ali’, ele vai perdendo essa capacidade de filtração, podendo ser necessário o controle por meio de hemodiálise.” – afirmou o cardiologista. Em Lucas do Rio Verde existe um número considerável de hipertensos, conforme nos relatou o doutor, e tem sido a patologia mais atendida por ele.
 
O primeiro passo para o tratamento da hipertensão, quando esta se encontra em quadro leve, é o não farmacológico, que se refere ao tratamento sem o uso de medicamento: controle de peso, cuidados na alimentação (controlando a quantidade de sal) e a prática de exercícios físicos. Já em casos de hipertensão mais moderada, além de medidas não farmacológicas, se faz necessário também a prescrição de medicamentos, principalmente diuréticos.
 
Como explica o cardiologista, 95% dos casos de hipertensão não apresentam um diagnóstico preciso das causas, apenas em 5% dos pacientes é possível constatar quais os motivos da pressão arterial elevada. De modo geral, a hipertensão é uma doença cardiovascular crônica que não tem cura, mas tem tratamento e controle. Para manter-se livre da hipertensão e evitar problemas como derrame cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e problema nos rins, basta ir ao médico regularmente, evitar exageros na alimentação, em especial no que diz respeito ao sal, manter o índice de massa corporal adequado e praticar exercícios físicos.
 
De qualquer forma, é sempre bom lembrar que a melhor forma de evitar um problema cardiovascular, seja ele qual for, é unir uma alimentação saudável com atividade física. 
 

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO