Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Horta Comunitária do Bairro Jaime Seiti Fujii leva mais saúde e bem-estar aos moradores

19.05.2016
12:15
FONTE: Ascom Famato

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com vários depoimentos em uma roda de conversa, foi realizada nesta manhã (19) a entrega da Horta Comunitária do Bairro Jaime Seiti Fujii. A construção da horta e o plantio de sementes iniciou em fevereiro com o trabalho de cinco moradoras do bairro e o suporte das secretarias de Produção e Desenvolvimento e Assistência Social e Habitação.

A horta conta com 600 m² e possui sistema de irrigação e um local para guardar as ferramentas. Entre os alimentos que estão sendo cultivados estão tomate, quiabo, pimentão, mostarda, almeirão, rúcula, abóbora, pepino, alface, beterraba, cenoura, nabo, couve, cebolinha, salsinha, berinjela, morango e muitos outros.

Após este período, as moradoras já estão colhendo o resultado deste trabalho e auxiliando na redução de despesas com alimentação da família.

Durante a entrega do projeto, o prefeito Otaviano Pivetta ressaltou que a horta comunitária é a realização de um sonho. “Nós temos muitos espaços públicos ociosos na cidade, são espaços muito bons, com solo muito bom, e nós temos aqui todos os ativos necessários para produzir hortifrútis em escala dentro da cidade, fazer a produção de alimentos urbana, com a participação das famílias. Espero que essas cinco mulheres sejam um exemplo para que outras mulheres e homens se envolvam nesse projeto e nos outros que nós vamos criar”.

Pivetta também evidenciou que a horta vai muito além da produção de alimentos, é uma forma de terapia, de integração da comunidade. “Essa é uma iniciativa saudável, é uma terapia, as pessoas que gostam da terra têm a oportunidade de trabalhar com ela, ver nascer a sua planta, ver a sua planta crescer como uma criatura, é uma coisa saudável para o corpo e para a mente que pode também influenciar as crianças para dar continuidade ao trabalho”.

A dona de casa Maria Aparecida de Oliveira é uma das cinco mulheres que estão todos os dias cuidando da horta e deu um depoimento de como o projeto melhorou a vida. “Eu tinha depressão, tomava três tipos de remédio, e depois que comecei a trabalhar na horta eu me sinto uma pessoa mais aliviada, não tenho mais problema dentro de casa, aqui trabalhamos todas unidas”.

Maria pontuou que os alimentos produzidos são divididos entre as mulheres que trabalham na horta e o excedente é doado às famílias do bairro que não tem condições de comprar esses produtos no mercado.

Adriana Maria de Souza Silva também é uma das moradoras que está todos os dias na horta cuidando das plantas e o projeto fez diferença no dia a dia de toda família. “Depois que eu comecei a cultivar a terra, foi muito importante na minha vida, porque veio na hora certa porque eu não tomo mais remédio pra depressão, é uma coisa que faz bem pra mente da gente, muito importante, porque ficar dentro de casa deprimida é muito ruim, só pensa besteira, e tendo alguma coisa pra gente fazer é muito bom”.

Ao final da conversa, o prefeito Otaviano firmou o compromisso de levar o projeto para outros bairros. “A partir desse projeto vamos acelerar a implantação de outras hortas nos bairros da cidade, se depender da nossa vontade, todas as associações de bairros que verem isso como uma solução para parte dos seus problemas, o município está junto para oferecer os insumos, sementes, e as condições de infraestrutura necessárias para que tenhamos uma cidade cheia de hortas produtivas e com as famílias mais necessitadas se beneficiando ao longo do tempo”.

A proposta é entregar no mês junho, as hortas comunitárias dos bairros Jardim Primaveras e Veneza.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO