Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Hospital em Sorriso oferece cirurgia reparadora para vítimas de violência

03.02.2017
14:05
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Violência doméstica é causa de dois terços das denúncias de agressões contra a mulher

    Entre os tipos de violência contra a mulher estão a violência física, psicológica, moral, sexual, patrimonial, entre outras.

Um hospital particular de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, está oferecendo cirurgias plásticas reparadoras gratuitas às mulheres vítimas de violência, crianças que sofreram violência sexual e idosos com problema na visão. Essas cirurgias devem ser realizadas entre os dias 20 e 25 deste mês.

A principal finalidade é melhorar a autoestima dessas pessoas a partir do procedimento cirúrgico.

A gerente da unidade de saúde, Carla Zucco, explica que os pacientes foram buscados em delegacias, promotoria de Justiça e de todo o estado. "A gente não limitou o atendimento apenas aos moradores de Sorriso. Estamos buscando pessoas de todo o estado e outras regiões. Esse é um projeto inicial, mas todos os candidatos que vierem até o hospital buscaremos atender", afirmou. 

Antes da cirurgia, o paciente precisa estar apto para o procedimento. Por isso, precisa passar por uma triagem, onde são feitos exames, avaliação com especialista, diagnóstico. Esses exames não são feitos no hospital, mas pode ser feito pela rede pública de saúde.

Segundo dados da Defensoria Pública do Estado, mais de 40 mil ocorrências de violência contra a mulher foram registradas, em 2016, em Mato Grosso. Em comparação com o mesmo período de 2015, foram denunciados 9 mil casos a mais. De acordo com o levantamento, o número de feminicídios aumentou no estado. De 85 casos em 2015, o número subiu para 91 no ano passado.

Mais informações sobre a cirurgia pelo telefone (66) 3544-9444.

Cirurgia pelo SUS
No ano passado, a então presidente da República Dilma Rousseff sancionou uma lei que dá direito às vítimas de agressão a fazerem uma cirurgia reparadora pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO